Search
Now showing items 1-10 of 33
Potencialidades pedagógicas da aula de campo para a promoção da alfabetização científica : o circuito “Trilha da Pedra da Batata – Mirante do Sumaré” do Parque Estadual da Fonte Grande (Vitória/ES)
(2016)
RESUMO: As aulas de campo emergem como contribuição para as propostas que intencionam um aprendizado dinâmico, contextualizado e socialmente transformador. Ao transcorrerem em espaços não formais, propícios à realização ...
Escola e parque no contexto de uma proposta de formação continuada em Vitória - ES : contribuições na perspectiva da educação ambiental crítica
(2015)
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, no contexto educativo, a relação estabelecida entre as escolas Municipais de Ensino Fundamental Professor Vercenílio da Silva Pascoal e Rita de Cássia Oliveira, com os Parques ...
Diálogos entre educação formal e não formal no ensino médio público : potencial pedagógico para a alfabetização científica com enfoque CTSA
(2014)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o potencial pedagógico do projeto de extensão
escolar CurtaCiência, realizado no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo,
buscando a discussão, reflexão e ...
Uma sequência didática interdisciplinar para debater o tema sociocientífico manguezal no Centro de Educação Ambiental Jacuhy
(2014)
RESUMO: Pensar em estratégias didáticas voltadas para o ensino fundamental, tanto nos
espaços formais como nos espaços não formais de educação, as quais despertem
no educando o interesse e a participação nas aulas são ...
A Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira : contribuições para a educação científica na rede municipal de ensino de Cariacica-ES
(2015)
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades educativas da Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, visando a contribuir com a promoção de uma Educação Científica na rede municipal de ensino de ...
Rompendo muros, trilhando conhecimentos : contribuições da aula de campo para a alfabetização científica
(2018)
RESUMO: O presente apresenta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), cujo o objetivo é desenvolver uma ...
Prática pedagógica interdisciplinar no Curso Técnico em Pesca : um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica
(2018)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o potencial pedagógico para uma educação
ambiental crítica por intermédio de uma sequência didática (SD) sociocultural e
interdisciplinar desenvolvida no Instituto Federal ...
A parceria educativa entre museu e escola na articulação da educação científica : uma proposta para Domingos Martins/ES
(2014)
RESUMO: Trabalho que discute e propõe a parceria educativa entre museu e escola para a
potencialização da educação e cultura científica. Com base nas discussões sobre o
potencial educativo de espaços não-escolares, ...
Perspectivas dos espaços de educação não formal e da abordagem CTSA na formação do técnico em mineração : um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim
(2014)
RESUMO: O presente trabalho pretende investigar como a abordagem CTSA (Ciência,
Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a utilização de espaços de educação não
formal podem influenciar a formação do Curso Técnico em Mineração ...
O museu de ciências da vida como espaço de alfabetização científica : um olhar na formação continuada de professores
(2014)
RESUMO: Dada à função educativa e ao potencial pedagógico dos museus é domínio comum o
crescente número de professores que passam a utilizar esses espaços. Acerca
disso, torna-se necessário uma olhar especial para a ...
Redes Sociais