Search
Now showing items 1-10 of 32
Potencialidades pedagógicas da aula de campo para a promoção da alfabetização científica : o circuito “Trilha da Pedra da Batata – Mirante do Sumaré” do Parque Estadual da Fonte Grande (Vitória/ES)
(2016)
RESUMO: As aulas de campo emergem como contribuição para as propostas que intencionam um aprendizado dinâmico, contextualizado e socialmente transformador. Ao transcorrerem em espaços não formais, propícios à realização ...
Escola e parque no contexto de uma proposta de formação continuada em Vitória - ES : contribuições na perspectiva da educação ambiental crítica
(2015)
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, no contexto educativo, a relação estabelecida entre as escolas Municipais de Ensino Fundamental Professor Vercenílio da Silva Pascoal e Rita de Cássia Oliveira, com os Parques ...
Uma sequência didática interdisciplinar para debater o tema sociocientífico manguezal no Centro de Educação Ambiental Jacuhy
(2014)
RESUMO: Pensar em estratégias didáticas voltadas para o ensino fundamental, tanto nos
espaços formais como nos espaços não formais de educação, as quais despertem
no educando o interesse e a participação nas aulas são ...
Projeto escolar de botânica sob a perspectiva da abordagem CSTA : uma estratégia para promover a aprendizagem significativa crítica no ensino médio
(2014)
RESUMO: Considerando a forte relação que as plantas têm com as pessoas e a dificuldade de
encontrar materiais didáticos que contribuam para a aprendizagem dos alunos sobre
esse tema, o objetivo do trabalho foi investigar ...
O entorno da Vale S.A. na perspectiva da cidade educativa : da miopia verde à catarse do pó preto
(2018)
RESUMO: Esta pesquisa problematiza e critica as dinâmicas ambientais entre a Vale S.A. e o seu entorno, em especial no que tange à emissão do “pó preto”, com o intuito de transformar essa problematização em subsídio para ...
Rompendo muros, trilhando conhecimentos : contribuições da aula de campo para a alfabetização científica
(2018)
RESUMO: O presente apresenta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), cujo o objetivo é desenvolver uma ...
Prática pedagógica interdisciplinar no Curso Técnico em Pesca : um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica
(2018)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o potencial pedagógico para uma educação
ambiental crítica por intermédio de uma sequência didática (SD) sociocultural e
interdisciplinar desenvolvida no Instituto Federal ...
Processos de formação no espaço do conselho escolar : possibilidades de diálogos entre educação ambiental crítica e gestão democrática
(2018)
RESUMO: A pesquisa em tela tem por objetivo analisar um processo formativo junto a membros do Conselho Escolar de duas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Cariacica-ES. A formação teve como proposta, seguindo ...
Aulas de campo : uma proposta para o ensino de ciências que tenha como eixo integrador a educação ambiental crítica
(2015)
RESUMO: O ambiente escolar deixou de ser a única fonte para busca de conhecimento. Na
última década, é notório o crescimento da utilização dos espaços educativos não
formais pelo espaço formal, a escola. O objetivo geral ...
Ensino de ciências por abordagem temática : formação orgânica e socioambiental das classes populares na escola
(2015)
RESUMO: No bojo do projeto “Alfabetização científica no contexto da cidadania socioambiental de
Vitória/ES” analisa-se dimensões do Ensino de Ciências por Abordagem Temática com vistas
à uma formação intelectual mais ...
Redes Sociais