Search
Now showing items 1-10 of 50
Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente
(2014)
RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de
Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de
Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento ...
Análise do potencial pedagógico da Primeira Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para o desenvolvimento de uma educação CTSA nas escolas públicas estaduais
(2013)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial pedagógico da I Feira Estadual de
Ciências e Engenharia do Espírito Santo (I FECEES) da 9.ª Semana Estadual de
Ciência e Tecnologia para buscar indícios de ...
Análise pedagógica do cineclube escolar para debater ciência-tecnologia-sociedade-ambiente com enfoque da pedagogia histórica-crítica
(2013)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi analisar o projeto de extensão escolar chamado
Cineclube na Escola, que foi realizado em uma Escola Pública Estadual do Espírito
Santo, buscando a promoção de debates e reflexões ...
A prática pedagógica em educação ambiental de professores das séries iniciais de uma escola do município da Serra-ES : um estudo crítico-reflexivo
(2013)
RESUMO: O caráter de transversalidade da Educação Ambiental na prática educacional
favorece uma ação reflexiva e crítica acerca da realidade, possibilitando uma
conscientização no âmbito das variadas situações que a ...
Aprendizagem colaborativa entre agentes comunitários de saúde : proposta formativa sobre hipertensão arterial
(2016)
RESUMO: Essa pesquisa objetivou o desenvolvimento de estratégia metodológica formativa para
educação em saúde com o tema: “Hipertensão Arterial sistêmica” (HAS), junto a Agentes
Comunitários de Saúde (ACS), vinculados ...
Potencialidades pedagógicas da aula de campo para a promoção da alfabetização científica : o circuito “Trilha da Pedra da Batata – Mirante do Sumaré” do Parque Estadual da Fonte Grande (Vitória/ES)
(2016)
RESUMO: As aulas de campo emergem como contribuição para as propostas que intencionam um aprendizado dinâmico, contextualizado e socialmente transformador. Ao transcorrerem em espaços não formais, propícios à realização ...
Momentos pedagógicos sobre destilação da cachaça : da contextualização histórica ao compromisso social
(2016)
RESUMO: Esse estudo visa resgatar parte da história da ciência e da tecnologia do Brasil em
especial da história da química no período colonial a partir dos registros de João
Manso Pereira, químico prático e autodidata ...
Escola e parque no contexto de uma proposta de formação continuada em Vitória - ES : contribuições na perspectiva da educação ambiental crítica
(2015)
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, no contexto educativo, a relação estabelecida entre as escolas Municipais de Ensino Fundamental Professor Vercenílio da Silva Pascoal e Rita de Cássia Oliveira, com os Parques ...
Aprendizagem em ciências e matemática de uma criança com trossomia 8 : discussões a partir da teoria das ações mentais por etapas
(2016)
RESUMO: Essa dissertação teve como objetivo analisar a aprendizagem de um aluno com
Trissomia 8, conhecida como Síndrome de Warkany, nas disciplinas de Ciências e
Matemática com base na Teoria das Ações Mentais por Etapas. ...
Diálogos entre educação formal e não formal no ensino médio público : potencial pedagógico para a alfabetização científica com enfoque CTSA
(2014)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o potencial pedagógico do projeto de extensão
escolar CurtaCiência, realizado no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo,
buscando a discussão, reflexão e ...
Redes Sociais