Search
Now showing items 1-10 of 676
Tecnologias digitais e ensino do esporte na formação continuada de professores de Educação Física
(, 2020)
RESUMO: Esta pesquisa buscou contribuir, no campo da formação continuada, para discussões e reflexões sobre as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos esportes como objeto de conhecimento curricular, ...
A leitura de mundo em humanidades: discutindo os preconceitos com operações de linguagem na educação de jovens e adultos
(2020)
RESUMO: Esta pesquisa, inscrita na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, surgiu da ...
Tecnologias digitais e ensino de história no Ensino Fundamental II
(2020)
RESUMO: A presente pesquisa, inserida na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, teve como objetivo geral a tarefa de analisar como as tecnologias digitais podem auxiliar o professor de História do Ensino ...
O anunciado e o feito : ensino médio integrado e formação omnilateral no Ifes – campus Cachoeiro de Itapemirim
(2020)
RESUMO: Este estudo apresenta como tema central de discussão o conceito e as práticas pedagógicas que subjazem a educação profissional técnica de nível médio, ofertada na forma integrada ao Ensino Médio, do Ifes campus ...
Educação e televisão: contribuições para a formação de professores
(2020)
RESUMO: Esta pesquisa procurou contribuir e proporcionar discussões e reflexões sobre como a produção televisiva e seus indicadores sociais podem conduzir um debate crítico por parte do sujeito, auxiliando na apreensão dos ...
A literatura de autoria capixaba em livros falados e a formação do leitor literário: diálogos possíveis
(2020)
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos Literários”, propôs um trabalho de leitura e oralidade, mediante as obras de autores capixabas, destacando ...
Língua portuguesa e direito em diálogo : práticas interdisciplinares no Curso Técnico em Administração para a formação integral dos alunos
(2020)
RESUMO: A formação de um técnico em administração requer conhecimentos variados e o desenvolvimento de estratégias argumentativas, mas a sua apropriação nem sempre é possível pelos estudantes diante da fragmentação de ...
Estudo do emprego da escória granulada de alto-forno na massa cerâmica de revestimento
(2020)
RESUMO: O setor industrial da cerâmica possui um importante aspecto do ponto de vista da sustentabilidade pela sua capacidade de absorver uma grande quantidade de resíduos oriundos de outras indústrias. Este aproveitamento ...
A integração curricular e a atuação do pedagogo no contexto do ensino médio integrado
(2020)
RESUMO: A presente pesquisa, realizada com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC), tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo para a integração curricular do Curso Técnico ...
Ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica como possibilidade didática na formação crítica do aluno
(2020)
RESUMO: Esta dissertação versa sobre o Ensino Híbrido e as metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visando assegurar a promoção de um ensino omnilateral. O objetivo geral foi produzir, empregar e ...
Redes Sociais