Search
Now showing items 1-10 of 399
Aprendizagens docentes em grupo de estudos sobre divisão : narrativas de práticas pedagógicas com crianças
(2014)
RESUMO: Este estudo analisa aprendizagens docentes de professoras participantes do Grupo de
Estudos de Educação Matemática (GEEM-ES) explicitadas em narrativas e reflexões
sobre o processo de ensino e aprendizagem de ...
Ensino por investigação nos anos iniciais : análise de sequências didáticas de ciências sobre seres vivos na perspectiva da alfabetização científica
(2013)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi estudar os aspectos pedagógicos e epistemológicos de duas sequências didáticas, aplicadas no primeiro ano do ensino fundamental de uma Escola Pública do Município de Vitória, no Estado ...
Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente
(2014)
RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de
Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de
Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento ...
Uma proposta dialógica com educandos jovens e adultos para reelaboração de materiais didáticos de matemática
(2013)
RESUMO: Utilizamos no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória, um material
didático de matemática de autoria do grupo de pesquisa GEPEM-ES e especificamente
elaborado para atender parte da matemática ...
Análise do potencial pedagógico da Primeira Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para o desenvolvimento de uma educação CTSA nas escolas públicas estaduais
(2013)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial pedagógico da I Feira Estadual de
Ciências e Engenharia do Espírito Santo (I FECEES) da 9.ª Semana Estadual de
Ciência e Tecnologia para buscar indícios de ...
Aprendizagem matemática de um aluno com baixa visão : uma experiência a partir do uso da Teoria de Galperin
(2015)
RESUMO: Esta pesquisa qualitativa de mestrado destina-se a discutir pontos relevantes na
inclusão de um aluno com baixa visão em uma escola regular na disciplina de
matemática. O objetivo foi problematizar o ensino-aprendizagem ...
Análise pedagógica do cineclube escolar para debater ciência-tecnologia-sociedade-ambiente com enfoque da pedagogia histórica-crítica
(2013)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi analisar o projeto de extensão escolar chamado
Cineclube na Escola, que foi realizado em uma Escola Pública Estadual do Espírito
Santo, buscando a promoção de debates e reflexões ...
A prática pedagógica em educação ambiental de professores das séries iniciais de uma escola do município da Serra-ES : um estudo crítico-reflexivo
(2013)
RESUMO: O caráter de transversalidade da Educação Ambiental na prática educacional
favorece uma ação reflexiva e crítica acerca da realidade, possibilitando uma
conscientização no âmbito das variadas situações que a ...
Educação estatística sob a perspectiva sociocrítica da modelagem matemática : uma proposta para o ensino médio
(2015)
RESUMO: A presente pesquisa visa investigar quais inferências um ambiente de Modelagem
Matemática pode proporcionar para o desenvolvimento de competências
estatísticas. Para isso, elaborou-se um projeto para o ensino ...
A educação científica no ensino fundamental a partir da horta medicinal : uma proposta de alfabetização científica usando a revista Ciência Hoje das Crianças
(2014)
RESUMO: A alfabetização científica tem sido discutida nas disciplinas de ciências com o objetivo
de formar nos alunos uma consciência crítica da ciência e da tecnologia na sociedade
e no ambiente. Em conformidade com ...
Redes Sociais