A educação científica no ensino fundamental a partir da horta medicinal : uma proposta de alfabetização científica usando a revista Ciência Hoje das Crianças

Pinto, Sabrine Lino (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A alfabetização científica tem sido discutida nas disciplinas de ciências com o objetivo de formar nos alunos uma consciência crítica da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente. Em conformidade com isso, esta pesquisa foi realizada durante o acompanhamento de uma proposta pedagógica, que tinha como objetivo, discutir conceitos científicos acerca das plantas medicinais com alunos do ensino fundamental, bolsistas do PIBICJr, auxiliando-os a apropriarem-se dos mesmos, a partir do trabalho com uma horta medicinal e do estudo de artigos da Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) relacionados ao assunto. Consistiu numa pesquisa bibliográfica, com base em artigos e livros, documental, na qual foram utilizadas fontes primárias que envolveram os números das revistas no período pretendido e registros de uso das mesmas pelos estudantes e com base na técnica de observação participante durante os encontros com os bolsistas. Os dados coletados foram lidos à luz dos conceitos da Inter (trans) disciplinaridade, da pedagogia histórico-crítica da educação ambiental crítica e de conceitos do Movimento CTSA. O produto final foi a produção de um catálogo de artigos da Revista CHC dos últimos 10 anos sobre horta educativa e assuntos correlatos, entre eles, a educação ambiental e a sustentabilidade, que servirá de base para consulta dos professores e demais usuários. Anexado ao catálogo existe, ainda, uma proposta de roteiro prático de trabalho com horta medicinal resultante da análise do processo educacional científico que foi desenvolvido durante a pesquisa.

ABSTRACT: Scientific literacy has been discussed in the school subject Science in order to form in students a critical awareness of science and technology on society and the environment. In accordance with this, this research was conducted while monitoring a pedagogical proposal, which aimed to discuss scientific concepts about the medicinal plants with elementary students, scholarships of PIBICJr, helping them apprehend these concepts, from working with a medicinal garden and studying articles related to the subject from the journal Science Today for Children (HCC). It is consisted of literature search, based on articles and books, with documentary character, in which were used primary sources involving the editions of the journals in the intended period and reports of use by students and based on the technique of participant observation during the meetings with scholarships. Data were read in the light of the concepts of inter (trans) disciplinarity, historical-critical pedagogy and critical environmental education concepts of STSE Movement. The final product was the production of a catalog of articles of HCC journal of the last 10 years on educational garden and related matters, including, environmental education and sustainability, which will serve as a basis for consultation of teachers and other users. Attached to the catalog there is also a proposal for a practical roadmap to work with medicinal garden, derived from the analysis of scientific educational process that was developed during the research.


Collections: