dc.contributor.advisor | Sad, Lígia Arantes | |
dc.contributor.author | Muller, Beatriz Cezar | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T15:40:06Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T15:40:06Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | MULLER, Beatriz Cezar. Os ciganos calon do acampamento em Praia Grande e o espaço escolar: um olhar etnomatemático. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/182 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho teve como propósito a observação da prática matemática usada por
um grupo específico de Ciganos Calon que habitam em uma área de Praia Grande –
Município de Fundão – ES e a relação dessas observações com a matemática
escolar que as crianças desse grupo, em idade escolar, aprendem. Observou-se que
as questões históricas desse grupo, voltadas ao conhecimento acerca de como
vivem, é ainda muito insipiente, o que instigou à investigação. No âmbito escolar,
acompanhamos as aulas e observamos como os alunos ciganos se integram a esse
espaço e propomos ações que propiciem uma valorização cultural do grupo
observado, reafirmando as considerações positivas, até mesmo para romper com
estereótipos que lhes são, por vezes, atribuídos. Nesse sentido, com a participação
de membros dessa comunidade, elaborou-se um documentário dos momentos
vividos na pesquisa para ser utilizado na escola, o qual propicie o reconhecimento
cultural dos Calon. No cotidiano, observamos que o grupo valoriza e incentiva a
aplicação e a utilização de uma Matemática cotidiana, prática e usual. A pesquisa
tem fundamentos teóricos que privilegiam as questões culturais, em especial, com
bases em considerações da etnomatemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work aimed to the observation of mathematical practice used by a specific group
of Gypsies Calon who live in a Great Beach area - Municipality of Fundão - ES and
school mathematics that children in this group , school- age learn . It was observed
that the historical issues of this group , focused on the knowledge of how they live, is
still very incipient , which prompted the investigation. In a school setting , follow the
lessons and observe as the Roma students integrate with the space and propose
actions that provide a cultural appreciation of the observed group , reaffirming the
positive remarks , even to break stereotypes that are them sometimes assigned. In
this sense , with the participation of members of this community , we prepared a
documentary of the moments lived in research to be used in school , which fosters
cultural recognition of Calon . In daily life, we observed that the group values and
encourages the application and the use of an everyday mathematics practice and
usual. Research has theoretical foundations that emphasize cultural issues, in
particular, with bases in the ethnomathematical considerations. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Ciganos - Cultura | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | Os ciganos calon do acampamento em Praia Grande e o espaço escolar : um olhar etnomatemático | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais