Os ciganos calon do acampamento em Praia Grande e o espaço escolar : um olhar etnomatemático

Muller, Beatriz Cezar (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho teve como propósito a observação da prática matemática usada por um grupo específico de Ciganos Calon que habitam em uma área de Praia Grande – Município de Fundão – ES e a relação dessas observações com a matemática escolar que as crianças desse grupo, em idade escolar, aprendem. Observou-se que as questões históricas desse grupo, voltadas ao conhecimento acerca de como vivem, é ainda muito insipiente, o que instigou à investigação. No âmbito escolar, acompanhamos as aulas e observamos como os alunos ciganos se integram a esse espaço e propomos ações que propiciem uma valorização cultural do grupo observado, reafirmando as considerações positivas, até mesmo para romper com estereótipos que lhes são, por vezes, atribuídos. Nesse sentido, com a participação de membros dessa comunidade, elaborou-se um documentário dos momentos vividos na pesquisa para ser utilizado na escola, o qual propicie o reconhecimento cultural dos Calon. No cotidiano, observamos que o grupo valoriza e incentiva a aplicação e a utilização de uma Matemática cotidiana, prática e usual. A pesquisa tem fundamentos teóricos que privilegiam as questões culturais, em especial, com bases em considerações da etnomatemática.

ABSTRACT: This work aimed to the observation of mathematical practice used by a specific group of Gypsies Calon who live in a Great Beach area - Municipality of Fundão - ES and school mathematics that children in this group , school- age learn . It was observed that the historical issues of this group , focused on the knowledge of how they live, is still very incipient , which prompted the investigation. In a school setting , follow the lessons and observe as the Roma students integrate with the space and propose actions that provide a cultural appreciation of the observed group , reaffirming the positive remarks , even to break stereotypes that are them sometimes assigned. In this sense , with the participation of members of this community , we prepared a documentary of the moments lived in research to be used in school , which fosters cultural recognition of Calon . In daily life, we observed that the group values and encourages the application and the use of an everyday mathematics practice and usual. Research has theoretical foundations that emphasize cultural issues, in particular, with bases in the ethnomathematical considerations.