Avaliação da matemática escolar em larga escala : reflexos na rede municipal em Muniz Freire-ES

Frinhani, Paulo Eduardo (2013)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar as ações utilizadas pela secretaria de educação e as metodologias de professores de matemática da rede municipal do município de Muniz Freire, durante o período de 2005 a 2011, que possam ter influenciado o crescimento dos índices governamentais de avaliação em Matemática. Para examinar essas ações, partiu-se de uma seleção e estudos bibliográficos sustentados por argumentos teóricos que permitiram alcançar os objetivos propostos, bem como construções teóricas que serviram de base para comparar, analisar e validar os resultados. A metodologia qualitativa foi direcionada a um estudo de campo realizado na Região do Caparaó capixaba, utilizando dados dos 11 municípios da região, tendo como foco específico o município de Muniz Freire–ES. A pesquisa foi de natureza descritiva, porque o objetivo foi estudar determinada característica de grupos educacionais e com aportes quantitativos na identificação de opiniões e preferências, levantando assim informações suficientes para responder à pergunta diretriz. Entre as conclusões apontamos que não houve a implantação de ações específicas para o ensino e aprendizagem da Matemática realizadas pela secretaria de educação, e, que as metodologias utilizadas por 50% dos professores de matemática são de métodos tradicionais de ensino, com aulas de explicação oral expositiva no quadro, seguida de atividades no caderno e nos livros, sempre tendo por guia os moldes dos exames padronizados do governo. Essa situação privilegiou certo treinamento visando a obtenção dos índices, mas se questiona a falta de estudos e reflexões interpretativas sobre essas avaliações, para que possam contribuir à formação de cidadãos críticos e, não somente, valorizar resultados. Assim, a partir deste trabalho, como produto final, foi elaborado um Relatório de orientação descritiva da(s) metodologia(s) de ensino empregadas pelos professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, bem como dos processos de avaliação em larga escala, que possa servir de consulta e sugestões a outros professores de matemática.

ABSTRACT: The objective of this research is to analyze the actions used by the Department of Education and the methodologies of mathematics teachers of the municipal council of Muniz Freire, during the period from 2005 to 2011, which may have influenced the growth of government evaluation indexes in Mathematics. To examine these actions, we started with a selection and bibliographical studies supported by theoretical arguments made to achieve the proposed objectives, as well as theoretical constructs that served as a basis to compare, analyze and validate the results. A qualitative methodology was directed to a field study conducted in the Caparaó capixaba, using data from 11 municipalities in the region, focusing on the specific municipality Muniz Freire–ES. The research was descriptive in nature, because the objective was to study certain characteristic of educational groups and quantitative inputs in the identification of opinions and preferences, thus raising enough information to answer the question guideline. Among the findings point out that there was no implementation of specific actions for the teaching and learning of mathematics held by the secretary of education, and the methodologies used by 50 % of math teachers are traditional methods of teaching, with lessons oral explanation exhibition on the board, followed by activities in the notebook and books, always having to guide the molds of standardized exams government. This situation favored certain training aimed at obtaining indices, but questions the lack of interpretive studies and reflections on these assessments, so that they can contribute to the formation of critical citizens, not only, enhance results. Thus, from this work, as a final product, we designed a descriptive report orientation(s) method(s) employed by the school mathematics teachers in the municipal Muniz Freire and evaluation processes on a large scale, to serve as a consultation and suggestions to other math teachers.


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