Atividades investigativas no ensino de ciências : uma sequência didática sobre o tema fungos para o ensino fundamental

Rui, Helania Mara Grippa (2013)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A presente pesquisa consistiu na utilização de diferentes atividades por meio de um ensino investigativo com o tema fungos, de forma a propiciar aos alunos a oportunidade de agir, acompanhar ações e demonstrações integradas à argumentação, aos questionamentos e às discussões com o professor que atuou como mediador do conhecimento, contrapondo-se às atividades tradicionais. As atividades investigativas no ensino de ciências foram propostas dentro de uma sequência didática sobre o tema Fungos, e desenvolvidas em três turmas de sétimo ano (6ª série) do ensino fundamental das séries finais da Emef Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, localizada no município de Aracruz(ES). A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, e aplicação de questionários e de registros por meio de filmagem, diário de bordo e relatório de atividades dos alunos. A sequência didática foi estruturada segundo os pressupostos de uma pedagogia dialógico- problematizadora, segundo o modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de Delizoicov. As atividades foram construídas para proporcionar um ensino por investigação dentro de uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Foi possível constatar, com a aplicação da sequência didática, uma evidente interação dialógica entre professor-aluno, permeando momentos em que os alunos puderam expor suas ideias e questionar de forma a possibilitar um ambiente colaborativo, participativo e dialógico. Observou-se que a sequência didática realizada também atingiu os objetivos da alfabetização científica, de forma a estabelecer relação entre os saberes cotidianos e científicos. Neste contexto, as atividades investigativas constituem-se um grande recurso direcionador do processo de ensino-aprendizagem e se enriquecem quando voltadas para a formação de cidadãos participativos, capazes de estabelecer relações entre os conhecimentos das ciências, as tecnologias associadas a estes saberes e as consequências destes para a sociedade. Como produto final da dissertação do mestrado do programa Educimat, elaboramos um livro com a descrição das atividades investigativas desenvolvidas na SD, que acreditamos poderá trazer contribuições para o ensino de Ciências, auxiliando o professor na problematização dos conteúdos, na valorização de um ensino-aprendizagem consolidado na apropriação do conhecimento.

ABSTRACT: This research consisted in the use of different activities through an investigative teaching with the theme fungi in order to provide students the opportunity to act, monitor actions and statements included in argument to the questions and discussions with the professor who served as mediator of knowledge, as opposed to traditional activities. The investigative activities in science education have been proposed within a sequence for teaching on the subject Fungi, and developed into three classes of seventh grade (6th grade) elementary school series final emef Luiza Silvina Garden Rebuzzi, located in the municipality of Aracruz ( ES). The research was conducted using a qualitative approach and questionnaires and records through filming, logbook and report student activities. The didactic sequence was structured according to the assumptions of a dialogic pedagogy-problematizing, according to the methodological model of Three Pedagogical Moments (TMP) of Delizoicov. The activities were designed to provide an education for research within an approach CTSA (Science, Technology, Society and Environment). It was established, with the application of didactic sequence, an obvious dialogic interaction between teacher and student, permeating moments in which students could express their ideas and ask questions in order to enable a collaborative, participatory and dialogic. It was observed that the didactic sequence performed also reached the goals of scientific literacy in order to establish the relationship between everyday and scientific knowledge. In this context, the investigative activities constitute a great resource director of the teaching-learning process and enrich themselves when facing the formation of participatory citizens, able to establish relationships between the knowledge of the sciences, the technologies associated with this knowledge and the consequences these to society.


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