Análise do potencial pedagógico da Primeira Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para o desenvolvimento de uma educação CTSA nas escolas públicas estaduais
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial pedagógico da I Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (I FECEES) da 9.ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia para buscar indícios de práticas pedagógicas inovadoras voltadas para a alfabetização científica. Essa análise foi realizada sob os pressupostos da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e da Pedagogia da Práxis. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos expositores e professores orientadores dos 42 projetos selecionados de 34 escolas estaduais que participaram da I FECEES. Este estudo teve como principais referenciais teóricos Glen Aikenhead, Moacir Gadotti e Paulo Freire. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em documentos oficiais, fotografias, observações, depoimentos, questionários e entrevistas colhidos ao longo da pesquisa. Os resultados sugeriram indícios de uma educação CTSA nos projetos das escolas participantes da I FECEES, decorrentes de uma prática pedagógica inovadora e transformadora nas escolas. O estudo de caso da EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba, uma das escolas expositora da I FECEES, apontou indícios de que uma educação científica desenvolvida com base nos princípios da Pedagogia da Práxis poderá constituir uma educação CTSA, uma vez que ambas preconizam a formação do cidadão crítico. A escola analisada apresentou uma cultura de trabalhar com projetos durante todo o ano letivo, por área de conhecimento e por trimestre, integrados ao currículo da escola estadual, culminando com Feiras de Ciências.
ABSTRACT: The aim of this study was to analyze the pedagogical potential of I State Fair of Science and Engineering of Espírito Santo State (I FECEES) of the 9th Week State Science and Technology, seeking evidence of innovative teaching practices geared towards scientific literacy. This analysis was performed under the assumptions of Education Science-Technology-Society-Environment (STSE) and Pedagogy of Praxis. The subjects of this study were students exhibitors and guiding teachers of the 42 projects selected from 34 state schools who participated in the I FECEES. This study's main theoretical Glen Aikenhead, Moacir Gadotti and Paulo Freire. This was a qualitative research, the case study, based on official documents, photographs, observations, interviews, questionnaires and interviews collected during the research. The results suggested evidence of a CTSA education projects in schools I FECEES participants, resulting in a transformative and innovative pedagogical practice in schools. The case study “EEEFM Prof a . Filomena Quitiba”, one of the schools exhibiting the I FECEES pointed indications that a scientific education developed based on the principles of Pedagogy of Praxis may constitute an education CTSA, since both advocate the formation of critical citizen. The school sample showed a culture of working with projects throughout the school year, by knowledge area and quarter, integrated into the state school curriculum, the culmination occurring in science fairs.
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