dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.author | Salazar, André Vicente | |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T17:20:02Z | |
dc.date.available | 2017-08-23T17:20:02Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | SALAZAR, André Vicente. Uma proposta dialógica com educandos jovens e adultos para reelaboração de materiais didáticos de matemática. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/160 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Utilizamos no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória, um material
didático de matemática de autoria do grupo de pesquisa GEPEM-ES e especificamente
elaborado para atender parte da matemática básica dos cursos profissionalizantes na
modalidade Educação de Jovens e Adultos. Este material, organizado estruturalmente
em blocos de atividades temáticos, foi reelaborado e nossa pesquisa se inseriu nesse
processo. Estabelecemos como objetivo Investigar as contribuições de educandos
jovens e adultos no processo de reelaboração dos blocos „Explorando Números‟ e
„Operações Aritméticas‟ por meio do diálogo e da valorização da prática de uma
educação libertadora. As ações educacionais do grupo GEPEM-ES já perpassam em
torno de práticas dialógicas na perspectiva da educação libertadora e o material didático
objeto de nossa pesquisa foi criado propondo um ensino de matemática para a EJA por
meio de „abordagens investigativas‟, através do uso da metodologia de resolução de
problemas. Estabelecemos, como metodologia de pesquisa, utilizar diferentes
estratégias de ações para coleta dos dados: aplicamos os blocos citados em sala de
aula priorizando o trabalho em grupo e favorecendo o diálogo entre os educandos;
acompanhamos as ações e reflexões dos educandos intervindo, preferencialmente,
quando solicitado e apenas para ajudar o educando em suas próprias reflexões;
recolhemos os registros desses educandos e os analisamos, com a colaboração de
professores do grupo GEPEM-ES, procurando perceber necessidades de mudanças no
material à luz dos registros analisados, e de nossas percepções de pesquisa registradas
em nosso diário de bordo. Propostas de alterações estabelecidas foram implementadas
por nós e uma nova edição impressa do material foi avaliada pelos educandos sujeitos
da pesquisa. A análise tanto do processo quanto do produto teve como referência a
aprendizagem de adultos, fundamentada em Paulo Freire, e a Educação Matemática
crítica, em Ole Skovsmose. A pesquisa emerge num elo entre as duas áreas citadas,
que é a aprendizagem dialógica, e foca nessa prática para promover aprendizagem
matemática de jovens e adultos – material didático - estando inserida num campo de
pesquisa ainda pouco explorado. Como resultado, concluímos que um material didático
de matemática tem maiores chances de ser um instrumento facilitador da aprendizagem
de adultos se envolver educandos representativos desta modalidade no processo de
sua elaboração. Verificamos que os educandos desta modalidade, por estarem inseridos
na condição de „não criança‟, e por carregarem consigo um rico legado de experiência
de vida, possuem especificidades capazes de surpreender a previsibilidade de ações e
reflexões que um educador possa esperar de uma atividade de matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: We use in Federal Institute Holy Spirit
-
Ifes, campus Victoria , didactic material of the
math authored by research group GEPEM
-
ES and specifically designed to meet part
of
the basic mathematic of vocational courses in Education for Youth and Adults. This
material, structurally organized in blocks of themed activities, was reedited and this
reedition entered in our research process. We set like our goal of research Invest
igate
the contributions of learners young and adults in the redrafting process of the blocks
'Exploring Numbers' and 'Arithmetic Operations' through dialogue and the appreciation of
the practice of a liberating education. The Educational activities of the
GEPEM
-
ES group
already permeate around dialogic practices from the perspective of liberating education
and didactic material of the our research was created proposing a teaching math for
EJA employing 'investigative approaches', through the use of probl
em
-
solving
methodology. We established, as research methodology, use different strategies for
data collection: apply the blocks mentioned, in class, prioritizing teamwork and
encouraging the dialogue among students; follow the actions and reflections of s
tudents
intervening only when requested and just to help the student in their own reflections;
collect the records of these students and analyze them with the collaboration of teachers
GEPEM
-
ES group, to realize if the need for changes in the material . P
roposals of the
changes were implemented by us and a new edition of printed material was evaluated by
students research subjects. The analysis of the process and of the product was
referenced in adult learning, based on Paulo Freire, and in the mathematic
s critique
education , based on Ole Skovsmose. The research emerges in a link between the two
mentioned areas, that is dialogical learning, and focuses on this practice to promote
mathematical learning for young people and adults
–
didactic material
–
an
d to remain
inserted into a research field still unexplored. As a result, conclude to be more likely the
courseware of math becomes an instrument to facilitate the adult if learning engages
them in its elaboration process. We found that the students of t
his modality, being
inserted into the condition "no children", and carrying with themselves a rich legacy of life
experience, they bring specificities able to surprise predictability of actions and
reflections that an educator can expect for an activity of
math. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Educação de adultos - Material didático | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Uma proposta dialógica com educandos jovens e adultos para reelaboração de materiais didáticos de matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais