Modelagem matemática e educação estatística: formulação, tabulação e análise do inquérito sorológico por estudantes do Ensino Fundamental.
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Ministrar aulas de Matemática que possibilitem uma aproximação com a realidade dos alunos é uma possibilidade a ser trabalhada por meio de atividades de Modelagem Matemática. Em um momento que o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19, uma quantidade muito grande de dados e informações são apresentados pelos jornais e pela comunidade científica. Essas informações precisam fazer sentido para os alunos para que eles consigam, a partir de uma leitura crítica desses dados, entender o real impacto da pandemia em suas vidas, na de seus familiares, no seu entorno e no mundo. A leitura desses dados e as análises das informações extraídas podem ser feitas à luz da Educação Estatística a partir de atividades que possibilitem o desenvolvimento das competências estatísticas, tais como o pensamento, o raciocínio e o letramento estatístico. Assim, esta pesquisa teve como questão investigativa central: quais as contribuições da Modelagem Matemática para o desenvolvimento do raciocínio, pensamento e letramento estatísticos em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar o desenvolvimento das competências estatísticas numa atividade de Modelagem Matemática em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental, por meio da formulação de um Inquérito Sorológico, considerando o momento da pandemia da Covid-19. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, pois seu desenvolvimento visa interpretar fenômenos e dados em uma situação real do cotidiano, o diário de campo, gravações das aulas on-line, printscreens das atividades e análise do plano de ensino que foi previamente preparado. Como resultado observou-se que a metodologia de Modelagem Matemática aplicada por meio de etapas fomentou o desenvolvimento das competências estatísticas com os alunos de modo gradual, uma vez que os conteúdos, o contexto e as tarefas dentro da atividade se combinaram para criar um ambiente em que fosse possível pensar sobre os dados, usar os recursos estatísticos e se comunicar usando a linguagem adequada para discorrer análises sobre os dados coletados.
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