Ensino de atrito com abordagem de ensino interativo: uma proposta para ir além de propostas puramente centradas no aluno ou no professor

Storch, Igor (2018)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Este trabalho relata a aplicação de uma proposta didática para o estudo do Atrito, baseado particularmente em situações reais envolvendo assuntos importantes, tal como segurança no trânsito, vividas no dia a dia do aluno. A proposta foi aplicada tomando como base a associação das seguintes ferramentas pedagógicas: a abordagem POE (Predizer, Observar e Explicar), o Peer Instruction, em alguns momentos, e a reprodução de experimentos de baixo custo, com uma abordagem comunicativa, principalmente, do tipo Interativo/dialógico. Também foi utilizado o software Plickers como instrumento de leitura de respostas, na aplicação de baterias de exercícios, que tinham como objetivo melhorar a capacidade de memória de longo prazo dos alunos, de acordo com a Teoria do Efeito do Teste. As atividades promovidas dentro deste trabalho foram norteadas por elementos da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e têm como objetivo central desenvolver o campo conceitual referente ao Atrito, abrangendo diversas situações. A aplicação foi pensada com o professor sendo o mediador do processo de ensino-aprendizagem para promover o desenvolvimento de conceitos como orienta Vygotsky. O produto foi aplicado no ano de 2017, com os alunos dos primeiros anos, A e B, do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Maria - Vitória, ES e mostra-se bastante satisfatório no que diz respeito à apropriação do campo conceitual do Atrito pelos alunos.

ABSTRACT: This work reports the application of a didactic proposal for the study of Friction based in particular on real situations involving important subjects, such as traffic safety, lived in the student's daily life. The proposal was applied based on the association of the following pedagogical tools: the POE approach (predicting, observing and explaining), Peer Instruction at times, and the reproduction of inexpensive experiments with a communicative approach, mainly of the Interactive / dialogical type. We also used Plickers software as an instrument for reading responses in the application of exercise batteries, which aimed to improve students' long-term memory capacity according to the Test Effect Theory. The activities promoted within this work were guided by elements of Vergnaud's Conceptual Field Theory and have as main objective to develop the conceptual field related to Friction, covering various situations. The application was thought with the teacher being the mediator of the teaching-learning process to promote the development of concepts as guided by Vygotsky. The product was applied in the year of 2017, with the students of the first years, A and B, of the High School of the Sacred Heart of Mary College - Vitória, ES.


Collections: