Objetos de aprendizagem na educação estatística : recursos didáticos no 1° ano do ensino fundamental

Alvarenga, Náysa Taboada Silva (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Com o avanço do uso das tecnologias computacionais no ambiente escolar e com alunos cada vez mais conectados ao mundo virtual, surge a preocupação com o processo de ensino na busca por resultados satisfatórios e significativos à aprendizagem com o uso das tecnologias. Afinal, como os docentes podem utilizar os objetos de aprendizagem virtuais em seus planejamentos e como podem realizar intervenções de forma a favorecer a aprendizagem de seus alunos? Em busca de responder essa questão investigativa foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, com abordagem exploratória, utilizando como instrumentos de investigação, a observação, entrevistas e questionários, em uma escola no Município de Guarapari - ES. Seu principal objetivo se constituiu em analisar as propostas de práticas pedagógicas de objetos de aprendizagem relacionados à Educação Estatística no 1º ano do Ensino Fundamental. Durante o percurso investigativo examinou-se as práticas pedagógicas de professores do 1º ano voltadas à Educação Estatística, foram apresentadas as práticas voltadas ao uso de recursos computacionais e foi produzida uma revisão sistemática de objetos de aprendizagem de Educação Estatística nos anos iniciais. A partir dessas ações foi elaborado um plano de aula em conjunto com uma das professoras. Assim, no laboratório de informática, a Educação Estatística foi contemplada utilizando um tema abordado anteriormente com os alunos em sala de aula. A partir dessa experiência foi possível observar a participação ativa dos alunos, assim como as mediações pedagógicas realizadas no decorrer da aula. Durante o processo de pesquisa dialogamos com teóricos como D’Ambrósio, Moran, Freire e Vygotsky e, por conseguinte produzimos dados que subsidiam as conclusões sobre como o uso dos recursos computacionais nos anos iniciais ainda é uma prática irrisória, sobretudo nas aulas de Matemática. A partir das observações e registros realizados, disponibilizamos como resultados, possíveis estratégias pedagógicas e objetos de aprendizagem facilitadores neste processo que favoreçam a aprendizagem dos alunos, acerca da Educação Estatística nos anos iniciais. Esse trabalho investigativo subsidiou a construção de um site intitulado “Educa Estatística” voltado para professores, onde expomos sugestões de atividades, narrativas de professores, objetos de aprendizagem, reflexões, além de artigos e pesquisas relacionados a temática.

ABSTRACT: The advance of the computer technology usage in the school environment and with increasingly connected students to the virtual world, the teaching process is concerned about the pursuing satisfactory and significant results of learning with the technology usage. After all, how do teachers use virtual learning objects in their planning? How do they carry out interventions to favor the learning process of their students? In seeking to answer this investigative question took place a qualitative research study with an exploratory approach, using as research tools, observation, interviews and questionnaires, in a school in the city of Guarapari - ES. The main objective of this research was based on an analyses of the pedagogical proposals practices of learning objects related to Statistical Education in 1st year of elementary school. During the investigative route the pedagogical practices of teachers of the 1st year focused on Education Statistics has been examined, the practices of computing resources usage were presented and has been produced a systematic review of Statistical Education Learning Objects in the early years. As a result of these actions it was prepared a syllabus in help of one of the school´s teacher. Therefore, in the computer lab, Statistical Education was learned by the students while discussing a theme from a previous class. From this experience it was possible to observe the students active participation, as well as the pedagogical mediations held during the class. During the research process the dialogue with theorists like D'Ambrosio, Moran, Freire and Vygotsky occurs. Thus, data that supports the conclusions has been produced, demonstrating how meager is the practice usage of computing resources in the early years, especially in Mathematics classes.


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