Apresentação
Bem-vindo ao Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (RI/Ifes).
O RI/Ifes é o portal de acesso às produções intelectuais, armazenadas em formato digital, da comunidade científica do Ifes. Permite a busca e a recuperação das produções intelectuais, para seu posterior uso, tanto nacional quanto internacional pela rede mundial de computadores.
Todos os seus conteúdos possuem acesso livre, buscando contribuir com a democratização do conhecimento e aumentar tanto a visibilidade como o impacto da produção científica institucional.
Os benefícios deste serviço distinguem o RI/Ifes de outras opções de armazenamento ou gerenciamento de conteúdo em formato digital: o conteúdo depositado é preservado em um ambiente robusto, confiável e seguro para o acesso de pesquisadores hoje e para as gerações futuras.
Boa pesquisa!
Communities in DSpace
Select a community to browse its collections.
Recently Added
-
Solidarize - Plataforma de Apoio a ONGs e Voluntários para Colaboração Social
(2024)Este presente trabalho tem como objetivo explorar como a tecnologia pode ser benéfica para a colaboração entre Organizações Não Governamentais (ONGs) e voluntários, destacando a importância desta parceria para o desenvolvimento ...
-
O ensino de matemática: uma proposta didática com foco no enigma de Monty Hall
(Cachoeiro de Itapemirim, 2025)RESUMO: A utilização de jogos no âmbito escolar é evidenciada como uma proposta enriquecedora que enaltece o aspecto colaborativo, a troca de ideias e o progresso das competências sociais. Este trabalho tem por objetivo ...
-
Novo Ensino Médio e o Ensino de Química: análise do discurso de textos jornalísticos
(Aracruz, 2025)RESUMO A educação é um pilar essencial para o desenvolvimento de uma sociedade, e a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil tem gerado intensos debates sobre seus impactos na formação dos estudantes. Esta pesquisa ...
-
Promovendo a resiliência e a empatia: estratégias de intervenção para alunos com TOD da EMEIEF Minervina da Silva Araújo
(Vitória, 2024-12-05)O projeto Promovendo a Resiliência e a Empatia: Estratégias de Intervenção para Alunos com TOD da EMEIEF Minervina da Silva Araújo teve como objetivo promover uma ação formativa e fomentar práticas reflexivas entre os ...
-
Aplicação da gamificação em uma proposta pedagógica: uso do Kahoot! como recurso educacional no ensino de patologia clínica veterinária
(2024-12-03)Este trabalho propõe a integração de tecnologias educacionais no ensino de Patologia Clínica Veterinária, com ênfase no uso do Kahoot! como ferramenta de gamificação para revisão e avaliação. A proposta de prática pedagógica ...
-
Literatura como estratégia de compreensão das possibilidades de inclusão educacional
(Vitória, 2024-12-10)Este estudo apresenta uma intervenção pedagógica realizada na E.M.E.F. Primavera, em Serra, Espírito Santo de tempo parcial, com o objetivo de promover a inclusão e a compreensão de estudantes com transtorno do espectro ...
-
Formação humana integral e multiletramentos no curso técnico de logística integrado ao ensino médio
(Vitória, 2024)RESUMO: O desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) vêm transformando a vida pessoal, pública e profissional das pessoas. A escola e o professor, em resposta à essas ...
-
Desenvolvimento de um potenciostato para análises coulométricas
(Vila Velha, 2024)RESUMO: O estudo da eletroquímica e suas respectivas técnicas permeiam e muito o âmbito da eletrônica devido a natureza dos métodos. Este trabalho propôs a aplicação da coulometria de potencial controlado em uma amostra ...
-
O uso do gênero história em quadrinhos como promoção da leitura no ensino da educação de jovens e adultos
(Vitória, 2024)RESUMO: Este presente trabalho tem como objetivo adotar o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) em uma sequência didática, como promoção da leitura no EJA, visto que a formação de leitores na contemporaneidade está reduzindo. ...
-
Reconfiguração no ensino de língua portuguesa no contexto pós-pandêmico : desafios e perspectivas em turmas do ensino fundamental
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta pesquisa investiga as repercussões da pandemia de COVID-19 no setor educacional, particularmente no trabalho de professores de língua portuguesa em uma escola pública estadual, em turmas de ensino fundamental. ...
Redes Sociais