Apresentação
Bem-vindo ao Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (RI/Ifes).
O RI/Ifes é o portal de acesso às produções intelectuais, armazenadas em formato digital, da comunidade científica do Ifes. Permite a busca e a recuperação das produções intelectuais, para seu posterior uso, tanto nacional quanto internacional pela rede mundial de computadores.
Todos os seus conteúdos possuem acesso livre, buscando contribuir com a democratização do conhecimento e aumentar tanto a visibilidade como o impacto da produção científica institucional.
Os benefícios deste serviço distinguem o RI/Ifes de outras opções de armazenamento ou gerenciamento de conteúdo em formato digital: o conteúdo depositado é preservado em um ambiente robusto, confiável e seguro para o acesso de pesquisadores hoje e para as gerações futuras.
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Mídias e tecnologias educacionais: percepção quanto ao uso pelo professor do ensino fundamental II
(2024-08-30)A pesquisa investigou o impacto das mídias e tecnologias digitais, mais especificamente dos softwares utilizados para a produção de mídias educacionais, na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental e a ...
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Aplicação de modelos didáticos no ensino de Biologia floral
(Santa Teresa, 2013)Este trabalho busca analisar as ideias e conceitos prévios de estudantes do ensino médio, sobre conteúdos básicos e fundamentais na área de morfologia floral e propor uma ferramenta didática alternativa com uso de modelos ...
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Substratos na alporquia em lichia
(Santa Teresa, 2015)A propagação de lichieira atualmente é realizada por alporquia devido ao longo período improdutivo que as plantas provenientes de sementes apresentam. O substrato mais utilizado e recomendado para a confecção de alporques ...
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Os escorpiões: uma abordagem etnoaracnológica no ensino de Ciências
(Santa Teresa, 2013)Os escorpiões são provavelmente os primeiros aracnídeos que surgiram e estão entre os primeiros animais que conquistaram o ambiente terrestre. Vivem em todos os continentes, com exceção da Antártida. Eles são encontrados ...
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Avaliação do controle das plantas daninhas infestantes na cultura do abacaxi no Estado do Espírito Santo pelo uso de herbicidas
(Santa Teresa, 2015)O presente trabalho teve como objetivo identificar e quantificar as espécies daninhas presentes nos cultivos de abacaxi, verificando a necessidade de controle e propondo a otimização e validação no uso de herbicidas ...
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Avaliação do uso de intervenção pedagógica alternativa como instrumento de educação ambiental
(Santa Teresa, 2013)O convívio dos morcegos com a população humana tem aumentado consideravelmente devido à destruição do seu habitat pela fragmentação contínua dos biomas, em especial a Mata Atlântica. Algumas características deste grupo, ...
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Bioestimulante no desenvolvimento de mudas de mamão
(Santa Teresa, 2016)Produtos bioestimulantes têm sido usados na produção de mudas de várias culturas, estimulando o desenvolvimento inicial resultando em mudas mais vigorosas. Objetivou-se com este trabalho avaliar a influência do bioestimulante ...
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Levantamento de microalgas no rio Santa Maria do Doce (Santa Teresa-ES) como base para estruturação de uma coleção ficológica para o ensino de Biologia
(Santa Teresa, 2013)O presente trabalho objetivou realizar o levantamento da biodiversidade de microalgas e de variáveis limnológicas abióticas no rio Santa Maria do Doce (Santa Teresa - ES), bem como estruturar uma coleção ficológica com as ...
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Caracterização físico-química e sensorial de cachaças produzidas em São Roque do Canaã, Espírito Santo
(Santa Teresa, 2015)A cachaça enquadra categoria de bebidas destiladas como a mais tradicional e de maior importância econômica no Brasil, sendo produzida desde o período colonial. Sua fabricação está dividida em cachaça artesanal e cachaça ...
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Avaliação do método de tutoramento em espiral frente às práticas convencionais de condução do tomateiro
(Santa Teresa, 2015)O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da cultura do tomateiro submetida ao método de tutoramento em espiral, comparativamente com as práticas tradicionais que utilizam bambu na vertical e fitilho ...
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