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Os livros juvenis mais vendidos (2015-2019) : mídias digitais e formatação do gosto estético

dc.contributor.advisorRamalhete, Mariana Passos
dc.contributor.authorSilva, Taynara Batista da
dc.date.accessioned2021-05-26T12:47:59Z
dc.date.available2021-05-26T12:47:59Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSILVA, Taynara Batista da. Os livros juvenis mais vendidos (2015-2019) : mídias digitais e formatação do gosto estético. 2021. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/991
dc.description.abstractA presente monografia associa-se aos estudos da linha de pesquisa “Literatura, Educação e Formação Estética” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objetivo maior da pesquisa, em nível de Pibic, é compreender o perfil estético-literário dos livros juvenis mais vendidos no mercado editorial brasileiro em comparação com as obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) e pelo Prêmio Jabuti, durante o período de quatro anos (2015 a 2020). Esta monografia, entretanto, possui como foco a análise das cinco obras mais vendidas pelo mercado editorial brasileiro no período de 2015 a 2019, de acordo com a lista publicada pelo portal PublishNews, a saber: O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry; O diário de Larissa Manoela, de Larissa Manoela; Felipe Neto: a trajetória de um dos maiores youtubers do Brasil, de Felipe Neto; Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto, ambos de autoria de Luccas Neto. Metodologicamente classificada como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimento bibliográfico-documental, o referencial teórico desta monografia foi pautado, essencialmente, na teoria-crítica de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer (1985) a respeito do conceito de Indústria Cultural. Verificou-se, por meio da análise dos livros mais vendidos, a atualidade desse conceito, uma vez que a maioria das obras mantém um perfil padronizado e contribui para a superficialidade no processo de leitura. Conclui que os livros, em geral, apresentam um perfil estético empobrecido, calcado em uma visão estereotipada de adolescentes brancos de classe média alta; uma postura fragilizada da mulher que corrobora para a manutenção do patriarcado; o fomento ao consumo de mercadorias que reforçam o desejo pelos próximos lançamentos; a ausência de qualquer desconforto diante da leitura e estratégias midiáticas perversas.pt_BR
dc.format.extent55 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs livros juvenis mais vendidos (2015-2019) : mídias digitais e formatação do gosto estéticopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVenda Nova do Imigrantept_BR
ifes.campusCampus_Venda_Nova_do_Imigrantept_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8400396556161404pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Venda_Nova_do_Imigrantept_BR
dc.identifier.doi-pt_BR
dc.contributor.memberRamalhete, Mariana Passos
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7112-7621pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5970771373978559pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6933-6552pt_BR


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