Os livros juvenis mais vendidos (2015-2019) : mídias digitais e formatação do gosto estético
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A presente monografia associa-se aos estudos da linha de pesquisa “Literatura, Educação e Formação Estética” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objetivo maior da pesquisa, em nível de Pibic, é compreender o perfil estético-literário dos livros juvenis mais vendidos no mercado editorial brasileiro em comparação com as obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) e pelo Prêmio Jabuti, durante o período de quatro anos (2015 a 2020). Esta monografia, entretanto, possui como foco a análise das cinco obras mais vendidas pelo mercado editorial brasileiro no período de 2015 a 2019, de acordo com a lista publicada pelo portal PublishNews, a saber: O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry; O diário de Larissa Manoela, de Larissa Manoela; Felipe Neto: a trajetória de um dos maiores youtubers do Brasil, de Felipe Neto; Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto, ambos de autoria de Luccas Neto. Metodologicamente classificada como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimento bibliográfico-documental, o referencial teórico desta monografia foi pautado, essencialmente, na teoria-crítica de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer (1985) a respeito do conceito de Indústria Cultural. Verificou-se, por meio da análise dos livros mais vendidos, a atualidade desse conceito, uma vez que a maioria das obras mantém um perfil padronizado e contribui para a superficialidade no processo de leitura. Conclui que os livros, em geral, apresentam um perfil estético empobrecido, calcado em uma visão estereotipada de adolescentes brancos de classe média alta; uma postura fragilizada da mulher que corrobora para a manutenção do patriarcado; o fomento ao consumo de mercadorias que reforçam o desejo pelos próximos lançamentos; a ausência de qualquer desconforto diante da leitura e estratégias midiáticas perversas.
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