Estratégias para fidelização de clientes no comércio de café da região noroeste do Espírito Santo

Schaide, Lorran dos Santos Monfardini (2020)

tcc

RESUMO: O Espírito Santo, por ser o segundo maior produtor de café do país, gerando em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos, é detentor de um mercado amplo e que atrai a atenção de muitas empresas voltadas à comercialização do café. Mesmo assim, faz-se necessário que as empresas do mercado cafeeiro desenvolvam estratégias que as sustentem nesse mercado competitivo e, ao mesmo tempo, aumentem seu crescimento econômico. Dentre aquelas possíveis, a fidelização de seus stakeholders, principalmente seus clientes, emerge como uma das principais estratégias desse segmento. Dessa forma, o presente estudo busca identificar as estratégias utilizadas pelas empresas que compõem o mercado cafeeiro da região Noroeste, voltadas para a gestão eficaz da satisfação do serviço prestado para o cliente produtor do café. Espera-se que os resultados desse estudo possam contribuir para que os gestores do mercado cafeeiro criem novos mecanismos de adequação e aprimoramento na prestação de serviços para os produtores rurais do referido mercado contribuindo para o aperfeiçoamento das estratégias de fidelização desses clientes. Ademais, o resultado apontou que existem expectativas a serem supridas pelas empresas a fim de fidelizar os produtores rurais.

ABSTRACT: Espírito Santo, as the second largest coffee producer in the country, generating around 400 thousand direct and indirect jobs, has a large market and attracts the attention of many companies focused on the commercialization of coffee. Even so, it is necessary for companies in the coffee market to develop strategies that support them in this competitive market and, at the same time, increase their economic growth. Among those possible, the loyalty of its stakeholders, especially its customers, emerges as one of the main strategies of this segment. Thus, the present study seeks to identify the strategies used by the companies that make up the coffee market in the Northwest region, focused on the effective management of the satisfaction of the service provided to the coffee-producing client. It is hoped that the results of this study may contribute for the coffee market managers to create new mechanisms for adapting and improving the provision of services to rural producers in that market, contributing to the improvement of these client’s loyalty strategies. Furthermore, the result showed that there are strategies that companies need to supply in order to retain rural producers.


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