Índice de caminhabilidade como ferramenta para potencializar o caminhar no Bairro Nossa Senhora Aparecida em Colatina-ES
tcc
RESUMO: A caminhabilidade é o maior significativo indicador de vitalidade urbana, possuindo características que favorecem a utilização do espaço para o deslocamento a pé. Desta forma, caminhar deve ser algo proveitoso, de modo que o pedestre se sinta seguro, confortável, demostre interesse por andar e que atenda suas necessidades sem precisar de se locomover por longas distâncias, sendo um ambiente com ruas vibrantes, cheias de vida e que as pessoas desejam morar. No entanto, diversos fatores influenciam no desinteresse sobre o caminhar, como a crescente valorização dos modos de transporte motorizados, o afastamento dos usos, a ausência do planejamento urbano e a falta de manutenção nas calçadas, que, em alguns segmentos, apresentam obstáculos, irregularidades, buracos, desníveis e dimensões insuficientes, desestimulando o caminhar como meio de deslocamento. Logo, é possível perceber que as condições do espaço urbano influenciam sobre a decisão de caminhar. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso é a aplicação de uma ferramenta para análise da caminhabilidade, a fim de obter informações significativas que podem ser utilizadas para dar suporte à tomada de decisão, elaboração de diretrizes, intervenções e planos de ação, que contribuam para a valorização do caminhar do espaço analisado. A metodologia utilizada foi baseada no Índice de caminhabilidade, elaborado pelo Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP Brasil), sendo a área delimitada para aplicação da ferramenta, o Bairro Nossa Senhora Aparecida, localizado no Município de Colatina-ES. Foram avaliados doze indicadores, distribuídos em seis categorias sendo Calçada, Mobilidade, Atração, Segurança Viária, Segurança Pública e Ambiente. A coleta de dados para avaliação dos indicadores foi feita por meio de levantamento de campo no segmento de calçada, com avaliação qualitativa e quantitativa, com a atribuição de pontos de (0) insuficiente, (1) suficiente, (2) bom ou (3) ótimo, representando a experiência do pedestre. De acordo com os critérios estipulados, o resultado do índice da área analisada revela que a experiência do pedestre na região avaliada é suficiente, obtendo uma pontuação geral de 1,00 ponto, indicando priorização de intervenções e ações a curto prazo. Através da avaliação foi possível identificar, também, os locais mais críticos da área de análise, possibilitando a identificação dos desafios e potencialidades de cada rua e elaboração de diretrizes e estratégias para promover a caminhabilidade no bairro.
ABSTRACT: Walkability is the biggest significant indicator of urban vitality, having characteristics that favor the use of space for walking. Thus, walking should be beneficial, so that pedestrians feel safe, comfortable, show interest in walking and meet their needs without having to travel long distances, being an environment with vibrant streets, full of life and that people want to live in. However, several factors influence the lack of interest in walking, such as the increasing appreciation of motorized modes of transportation, the withdrawal of uses, the absence of urban planning and the lack of maintenance on sidewalks, which in some segments present obstacles, irregularities, holes, unevenness and insufficient dimensions, discouraging walking as a means of displacement. Therefore, it is possible to see that the conditions of the urban space influence the decision to walk. Given this context, the objective of this course conclusion work is the application of a tool for analyzing walkability, in order to obtain meaningful information that can be used to support decision making, elaboration of guidelines, interventions and action plans, that contribute to the appreciation of the walk of the analyzed space. The methodology used was based on the Walkability Index, prepared by the Institute of Transport and Development Policies (ITDP Brasil), with the area defined for the application of the tool, Bairro Nossa Senhora Aparecida, located in the Municipality of Colatina-ES. Twelve indicators were evaluated, distributed in six categories, being Sidewalk, Mobility, Attraction, Road Safety, Public Safety and Environment. The data collection for the evaluation of the indicators was done through a field survey in the sidewalk segment, with qualitative and quantitative evaluation, with the attribution of points of (0) insufficient, (1) sufficient, (2) good or (3) excellent, representing the pedestrian experience. According to the stipulated criteria, the result of the index of the analyzed area reveals that the pedestrian experience in the evaluated region is sufficient, obtaining an overall score of 1.00 points, indicating prioritization of short-term interventions and actions. Through the evaluation it was also possible to identify the most critical in the area of analysis, enabling the identification of the challenges and potential of each street and the development of guidelines and strategies to promote walking in the neighborhood.
Redes Sociais