Da construção do verso ao derreter das asas: o mito de Ícaro em Ana Martins Marques
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A poesia brasileira contemporânea, ao tratar de temas e formas anteriormente explorados na Literatura combinados às novas noções de sujeito e de arte poética, mostra-se capaz de revisitar estruturas e narrativas clássicas por meio de poemas que, ao mesmo tempo em que se aproximam de suas referências, reinventam-nas de maneira singular. Nesse sentido, a poeta Ana Martins Marques, nas obras Da arte das armadilhas (2011) e O livro das semelhanças (2015), apropria-se subjetivamente do mito de Ícaro, personagem do cenário mitológico grego, ao recriá-lo em seus poemas. Neste trabalho, propõe-se a leitura da trajetória da personagem Ícaro nos versos de Ana Martins Marques, a partir da análise – apoiada por críticos e tratadistas como Alfredo Bosi (1997), Cavalcanti Proença (1955) e Glauco Mattoso (2010) – dos elementos formais constituintes dos poemas “Ícaro (1)”, “Ícaro (2)” e “Ícaro”, voltando-se para o verso livre desenvolvido pela autora e seus artifícios na evocação temática e estrutural do mito de Ícaro.
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