Show simple item record

A experiência de leitura a partir da literatura de testemunho no Ensino Fundamental II

dc.contributor.advisorCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.authorMello, Lohaynne Gomes
dc.date.accessioned2021-05-21T01:27:19Z
dc.date.available2021-05-21T01:27:19Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationMELLO, Lohaynne Gomes. A experiência de leitura a partir da literatura de testemunho no Ensino Fundamental II. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/979
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, pretende analisar a experiência de leitura de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do ES, a partir das experiências juvenis advindas do contato com a literatura de testemunho na sala de aula. Pressupõe-se que tal literatura potencializa a reconstrução de situações históricas cujo caráter testemunhal poderá provocar novas reflexões e diálogos com questões vividas na contemporaneidade. Teoricamente, pretendemos compreender como tal literatura contribui para a formação de leitores críticos que entendem sua agentividade nas experiências concretas que realizam na sociedade e na história, bem como a sua importância como sujeitos partícipes das questões sociais do seu tempo, por meio de um diálogo entre o conceito de “experiência” do filósofo alemão Walter Benjamin (1994) e o conceito de “testemunho” presente nos escritos de Márcio Seligmann-Silva (2008), Jaime Ginzburg (2011) e Wilberth Salgueiro (2012). Como perspectiva metodológica, escolhemos a abordagem qualitativa da pesquisa, em suas possibilidades interpretativas e interacionais entre os seus participantes, os cenários da investigação e a produção de dados de forma colaborativa e dialógica, tendo por caminho investigativo a pesquisa narrativa em educação na perspectiva bakhtiniana e alguns preceitos da investigação-ação, adequados ao contexto de crise sanitária que se instaurou a partir de 2020 e que nos exigiu algumas adaptações. Esperamos com esta pesquisa potencializar o olhar questionador dos nossos alunos leitores em formação, de modo a trazer para a escola práticas de leitura críticas e reflexivas que possam contribuir para uma compreensão mais abrangente do mundo e dos lugares sociais que nos constituem como cidadãos.pt_BR
dc.format.extent78 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectLeitura e Ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura de Testemunhopt_BR
dc.titleA experiência de leitura a partir da literatura de testemunho no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLetras e Linguísticapt_BR
ifes.researchAreaEstudos Literáriospt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2450281340934414pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberStieg, Vanildo
dc.contributor.memberSantos, Leonardo Bis dos
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5154995727091651pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1153-8135pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0519-6746pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record