dc.contributor.advisor | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.author | Mello, Lohaynne Gomes | |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T01:27:19Z | |
dc.date.available | 2021-05-21T01:27:19Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | MELLO, Lohaynne Gomes. A experiência de leitura a partir da literatura de testemunho no Ensino Fundamental II. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/979 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, pretende analisar a experiência de leitura de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do ES, a partir das experiências juvenis advindas do contato com a literatura de testemunho na sala de aula. Pressupõe-se que tal literatura potencializa a reconstrução de situações históricas cujo caráter testemunhal poderá provocar novas reflexões e diálogos com questões vividas na contemporaneidade. Teoricamente, pretendemos compreender como tal literatura contribui para a formação de leitores críticos que entendem sua agentividade nas experiências concretas que realizam na sociedade e na história, bem como a sua importância como sujeitos partícipes das questões sociais do seu tempo, por meio de um diálogo entre o conceito de “experiência” do filósofo alemão Walter Benjamin (1994) e o conceito de “testemunho” presente nos escritos de Márcio Seligmann-Silva (2008), Jaime Ginzburg (2011) e Wilberth Salgueiro (2012). Como perspectiva metodológica, escolhemos a abordagem qualitativa da pesquisa, em suas possibilidades interpretativas e interacionais entre os seus participantes, os cenários da investigação e a produção de dados de forma colaborativa e dialógica, tendo por caminho investigativo a pesquisa narrativa em educação na perspectiva bakhtiniana e alguns preceitos da investigação-ação, adequados ao contexto de crise sanitária que se instaurou a partir de 2020 e que nos exigiu algumas adaptações. Esperamos com esta pesquisa potencializar o olhar questionador dos nossos alunos leitores em formação, de modo a trazer para a escola práticas de leitura críticas e reflexivas que possam contribuir para uma compreensão mais abrangente do mundo e dos lugares sociais que nos constituem como cidadãos. | pt_BR |
dc.format.extent | 78 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Leitura e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura de Testemunho | pt_BR |
dc.title | A experiência de leitura a partir da literatura de testemunho no Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Letras e Linguística | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos Literários | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2450281340934414 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Stieg, Vanildo | |
dc.contributor.member | Santos, Leonardo Bis dos | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5154995727091651 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1153-8135 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0519-6746 | pt_BR |
Redes Sociais