Levantamento de uma ferramenta de Business Inteligence (BI) para auxílio tomada de decisão, em uma empresa prestadora de serviço de comunicação e multimídia em Aimorés, MG
tcc
Resumo: O Business Intelligence tornou-se largamente empregado no mundo corporativo, oferecendo aplicações para gerenciamento, auxílio na tomada de decisões e visualização de dados, para setores que vão do CEO até a linha de produção, passando com notável empregabilidade pelo setor financeiro e de análises como financeiras e de risco. Um grande problema, que afeta as organizações de qualquer tamanho e natureza é o atraso no pagamento por parte dos clientes. Conhecer a natureza, frequência e impacto desses atrasos é, além de essencial para o correto planejamento financeiro da empresa, importante para atuar de forma a mitigar a ocorrência do problema. Assim, o presente trabalho se debruça sobre o tema: “Seleção de uma ferramenta de BI para a redução do índice de atraso de recebimentos dos clientes, em uma empresa prestadora de serviço de comunicação e multimídia em Aimorés, MG”. Seu objetivo geral é estudar uma ferramenta de Business Intelligence, através da comparação de características, com a posterior finalidade de sua aplicação, com o fito de reduzir o índice de atraso de recebimento dos clientes, em uma empresa prestadora de serviço de comunicação e multimídia (SCM) no município de Aimorés, estado de Minas Gerais. Para tanto, uma pesquisa exploratória, embasada em uma revisão de literatura foi realizada, para servir de base ao estudo do caso em questão. Entre suas principais considerações, o presente trabalho aponta a necessidade de estudos acadêmicos visando o desenvolvimento de novas ferramentas de BI, com baixo custo para aplicação em empresas de pequeno porte.
Abstract: Business Intelligence has become widely employed in the corporate world, providing management, decision-making, and data visualization applications for industries ranging from the CEO to the production line, with notable employability across the finance and analytics industries. Financial and risk A major problem that affects organizations of any size and nature is the late payment by customers. Knowing the nature, frequency and impact of these delays is, besides being essential for the correct financial planning of the company, important to act in order to mitigate the occurrence of the problem. Thus, the present work focuses on the theme: “Selecting a BI tool to reduce customer late payment in a communication and multimedia service provider company in Aimorés, MG”. Its general objective is to study a Business Intelligence tool, by comparing characteristics, with the subsequent purpose of its application, with the purpose of reducing the customer delay in receiving a communication and multimedia service company (SCM) in the municipality of Aimorés, state of Minas Gerais. Therefore, an exploratory research, based on a literature review was conducted, to serve as a basis for the study of the case in question. Among its main considerations, the present work points to the need for academic studies aiming at the development of new low cost BI tools for application in small companies.
Redes Sociais