Show simple item record

Os direitos humanos em sala de aula: constituindo-se sujeitos por meio da (in)formação de alunos-professores

dc.contributor.advisorGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.authorSilva, Maycon Pereira
dc.date.accessioned2021-05-18T22:46:34Z
dc.date.available2021-05-18T22:46:34Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSILVA, Maycon Pereira. Os direitos humanos em sala de aula: constituindo-se sujeitos pela (in)formação de alunos-professores. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/972
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, inserida na linha de pesquisa de práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, campus Vitória, busca problematizar a importância do ensino dos direitos humanos na formação docente, com o objetivo de despertar nos professores a consciência sobre a interlocução dos direitos humanos no ambiente escolar, com base na (in)formação de alunos futuros professores, e ainda, compreender o contexto histórico dos direitos humanos, descrevendo os instrumentos legais relacionados a esses direitos. Esses objetivos surgiram das nossas vivências sobre as violações de direitos humanos no ambiente escolar. A pesquisa se ancora na pedagogia da libertação de Paulo Freire e em autores como Bobbio, Carvalho e Comparato, entre outros, para uma formação que seja crítica da realidade. Acreditamos na possibilidade de a formação em direitos humanos promover mudanças na visão dos discentes, refletindo no cotidiano escolar, por isso buscamos despertar a consciência sobre os direitos humanos nos futuros profissionais de educação. Como metodologia de pesquisa nos utilizamos da pesquisa do tipo participante. Realizamos um curso de extensão sobre direitos humanos com alunos graduandos do curso de Letras do Ifes – modalidade a distância, do qual produzimos um material textual, em forma de e-book, que aspira a práticas formativas em direitos humanos. Como resultado foi possível constatar que os sujeitos participantes problematizaram, relataram experiências escolares relativas aos direitos humanos e violações de tais direitos, desenvolvendo um olhar mais crítico e analítico sobre esse tema, por meio de uma práxis crítica pautada na pedagogia libertadora.pt_BR
dc.format.extent155 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPráxis educativapt_BR
dc.subjectHumanidadespt_BR
dc.titleOs direitos humanos em sala de aula: constituindo-se sujeitos por meio da (in)formação de alunos-professorespt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/5113323878690318
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPrática Educativaspt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9995004018308532pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Ensino de Humanidades
dc.contributor.memberSgarbi, Antônio Donizetti
dc.contributor.memberPinto, Antônio Henrique
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9637068474044846pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1422316224223725pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record