Os direitos humanos em sala de aula: constituindo-se sujeitos por meio da (in)formação de alunos-professores
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa, inserida na linha de pesquisa de práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, campus Vitória, busca problematizar a importância do ensino dos direitos humanos na formação docente, com o objetivo de despertar nos professores a consciência sobre a interlocução dos direitos humanos no ambiente escolar, com base na (in)formação de alunos futuros professores, e ainda, compreender o contexto histórico dos direitos humanos, descrevendo os instrumentos legais relacionados a esses direitos. Esses objetivos surgiram das nossas vivências sobre as violações de direitos humanos no ambiente escolar. A pesquisa se ancora na pedagogia da libertação de Paulo Freire e em autores como Bobbio, Carvalho e Comparato, entre outros, para uma formação que seja crítica da realidade. Acreditamos na possibilidade de a formação em direitos humanos promover mudanças na visão dos discentes, refletindo no cotidiano escolar, por isso buscamos despertar a consciência sobre os direitos humanos nos futuros profissionais de educação. Como metodologia de pesquisa nos utilizamos da pesquisa do tipo participante. Realizamos um curso de extensão sobre direitos humanos com alunos graduandos do curso de Letras do Ifes – modalidade a distância, do qual produzimos um material textual, em forma de e-book, que aspira a práticas formativas em direitos humanos. Como resultado foi possível constatar que os sujeitos participantes problematizaram, relataram experiências escolares relativas aos direitos humanos e violações de tais direitos, desenvolvendo um olhar mais crítico e analítico sobre esse tema, por meio de uma práxis crítica pautada na pedagogia libertadora.
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