dc.contributor.advisor | Barreira, Luiz Carlos | |
dc.contributor.author | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.date.accessioned | 2021-05-14T15:38:52Z | |
dc.date.available | 2021-05-14T15:38:52Z | |
dc.date.issued | 1997 | |
dc.identifier.citation | SGARBI, Antonio Donizetti. Igreja, educação e modernidade na década de 30: escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. 218 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política e Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/959 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O objetivo deste estudo é contribuir para a História e a Historiografia da Educação Brasileira, produzindo um conhecimento sobre o escolanovismo católico dos anos 30, especificamente dos anos 1934 a 1938, surgido no âmbito das
Associações de Professores Católicos (APCs) que começaram a se organizar a
partir de 1928, sistematizado nos anos de 1933 e 1934, sobretudo pelo professor
Everardo Backheuser, construído e divulgado de modo mais orgânico pela Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE) e por seu órgão oficial, a Revista Brasileira de Pedagogia. Em 1933, depois da cisão com os “profissionais da educação” da Associação Brasileira de Educação (ABE), os educadores católicos reunidos em APCs, para fortalecer sua organização, fundaram a CCBE, que tinha como objetivo a luta pelo ensino religioso nas escolas e a defesa das “idéias avançadas” e “progressistas”, do mundo moderno, mas lendo-as à luz dos critérios e com a ponderação da encíclica Divini illius magistri, de Pio XI. Essas idéias eram veiculadas pela Revista Brasileira de Pedagogia. Quem liderou este processo foi o católicoliberal Everardo Backheuser, fundador e primeiro presidente da CCBE.
Foi um processo cheio de conflitos, como se pode observar ao longo da leitura da Revista Brasileira de Pedagogia, a qual, apesar das dificuldades, manteve sua postura inicial até 1938, quando, repentinamente, deixou de circular. A Revista divulgou os aspectos pedagógicos, filosóficos, políticos e psicológicos do escolanovismo católico através de artigos, resenhas, comentários, etc., que retratavam o quotidiano dos educadores e das escolas associadas à Confederação. Este estudo mostra a importância dos educadores católicos das APCs e da CCBE, que não só difundiram a Escola Nova, mas dialogaram com a cultura
moderna no campo educacional e criaram um movimento novo, original e independente, denominado escolanovismo católico. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The aim of this study is to contribute to the History and Historiography
of Brazilian Education, producing a knowledge about Catholic schoolanosism
from the 1930s, specifically from 1934 to 1938, arising within the framework
of the Catholic Teachers Associations (APCs) that began to organize from 1928, systematized in the years 1933 and 1934, especially by Professor Everardo Backheuser , built and disseminated in a more organic way by the Brazilian Catholic Confederation of Education (CCBE) and its official body, the Brazilian Journal of Pedagogy. In 1933, after the split with the "education professionals" of the Brazilian Association of Education (ABE), Catholic educators gathered in APCs, to strengthen their organization, founded the CCBE, which aimed to fight for religious education in schools and the defense of the "advanced ideas" and "progressives", of the modern world, but reading them in the light of the criteria and with the consideration of the encyclical Divini illi magistri , by Pio XI. These ideas were published by the Brazilian Journal of Pedagogy. Who led this process was the Catholic-liberal Everardo Backheuser, founder and first president
of CCBE. It was a process full of conflicts, as can be seen throughout the reading
of the Brazilian Journal of Pedagogy, which, despite the difficulties, maintained
its initial posture until 1938, when, suddenly, it ceased to circulate. The Journal
published the pedagogical, philosophical, political and psychological aspects of
Catholic schoolnovoism through articles, reviews, comments, etc., which portrayed the daily lives of educators and schools associated with the Confederation.
This study shows the importance of catholic educators from the APCs and CCBE, who not only disseminated the New School, but dialogued with modern culture in the educational field and created a new, original and independent movement called Catholic schoolnovism. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) | pt_BR |
dc.format.extent | 218 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Escolanovismo católico | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Revista Brasileira de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Escola nova | pt_BR |
dc.title | Igreja, educação e modernidade na década de 30: escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | São Paulo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/9637068474044846 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.identifier.capes | 33005010001P9 | pt_BR |
dc.contributor.member | Barreira, Luiz Carlos | |
dc.contributor.member | Xavier, Maria Elizabete Sampaio Prado | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Maria Luíza Santos | |
dc.degree.program | Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política e Sociedade | pt_BR |
dc.degree.knowledgeArea | História da educação | pt_BR |
dc.degree.researchArea | Escola e cultura: história e historiografia da educação | pt_BR |
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