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Igreja, educação e modernidade na década de 30: escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia

dc.contributor.advisorBarreira, Luiz Carlos
dc.contributor.authorSgarbi, Antonio Donizetti
dc.date.accessioned2021-05-14T15:38:52Z
dc.date.available2021-05-14T15:38:52Z
dc.date.issued1997
dc.identifier.citationSGARBI, Antonio Donizetti. Igreja, educação e modernidade na década de 30: escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. 218 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política e Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/959
dc.description.abstractRESUMO: O objetivo deste estudo é contribuir para a História e a Historiografia da Educação Brasileira, produzindo um conhecimento sobre o escolanovismo católico dos anos 30, especificamente dos anos 1934 a 1938, surgido no âmbito das Associações de Professores Católicos (APCs) que começaram a se organizar a partir de 1928, sistematizado nos anos de 1933 e 1934, sobretudo pelo professor Everardo Backheuser, construído e divulgado de modo mais orgânico pela Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE) e por seu órgão oficial, a Revista Brasileira de Pedagogia. Em 1933, depois da cisão com os “profissionais da educação” da Associação Brasileira de Educação (ABE), os educadores católicos reunidos em APCs, para fortalecer sua organização, fundaram a CCBE, que tinha como objetivo a luta pelo ensino religioso nas escolas e a defesa das “idéias avançadas” e “progressistas”, do mundo moderno, mas lendo-as à luz dos critérios e com a ponderação da encíclica Divini illius magistri, de Pio XI. Essas idéias eram veiculadas pela Revista Brasileira de Pedagogia. Quem liderou este processo foi o católicoliberal Everardo Backheuser, fundador e primeiro presidente da CCBE. Foi um processo cheio de conflitos, como se pode observar ao longo da leitura da Revista Brasileira de Pedagogia, a qual, apesar das dificuldades, manteve sua postura inicial até 1938, quando, repentinamente, deixou de circular. A Revista divulgou os aspectos pedagógicos, filosóficos, políticos e psicológicos do escolanovismo católico através de artigos, resenhas, comentários, etc., que retratavam o quotidiano dos educadores e das escolas associadas à Confederação. Este estudo mostra a importância dos educadores católicos das APCs e da CCBE, que não só difundiram a Escola Nova, mas dialogaram com a cultura moderna no campo educacional e criaram um movimento novo, original e independente, denominado escolanovismo católico.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this study is to contribute to the History and Historiography of Brazilian Education, producing a knowledge about Catholic schoolanosism from the 1930s, specifically from 1934 to 1938, arising within the framework of the Catholic Teachers Associations (APCs) that began to organize from 1928, systematized in the years 1933 and 1934, especially by Professor Everardo Backheuser , built and disseminated in a more organic way by the Brazilian Catholic Confederation of Education (CCBE) and its official body, the Brazilian Journal of Pedagogy. In 1933, after the split with the "education professionals" of the Brazilian Association of Education (ABE), Catholic educators gathered in APCs, to strengthen their organization, founded the CCBE, which aimed to fight for religious education in schools and the defense of the "advanced ideas" and "progressives", of the modern world, but reading them in the light of the criteria and with the consideration of the encyclical Divini illi magistri , by Pio XI. These ideas were published by the Brazilian Journal of Pedagogy. Who led this process was the Catholic-liberal Everardo Backheuser, founder and first president of CCBE. It was a process full of conflicts, as can be seen throughout the reading of the Brazilian Journal of Pedagogy, which, despite the difficulties, maintained its initial posture until 1938, when, suddenly, it ceased to circulate. The Journal published the pedagogical, philosophical, political and psychological aspects of Catholic schoolnovoism through articles, reviews, comments, etc., which portrayed the daily lives of educators and schools associated with the Confederation. This study shows the importance of catholic educators from the APCs and CCBE, who not only disseminated the New School, but dialogued with modern culture in the educational field and created a new, original and independent movement called Catholic schoolnovism.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)pt_BR
dc.format.extent218 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEscolanovismo católicopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectRevista Brasileira de Pedagogiapt_BR
dc.subjectEscola novapt_BR
dc.titleIgreja, educação e modernidade na década de 30: escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogiapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localSão Paulopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9637068474044846pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.identifier.capes33005010001P9pt_BR
dc.contributor.memberBarreira, Luiz Carlos
dc.contributor.memberXavier, Maria Elizabete Sampaio Prado
dc.contributor.memberRibeiro, Maria Luíza Santos
dc.degree.programPrograma de Pós-graduação em Educação: História, Política e Sociedadept_BR
dc.degree.knowledgeAreaHistória da educaçãopt_BR
dc.degree.researchAreaEscola e cultura: história e historiografia da educaçãopt_BR


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