Bibliotecas pedagógicas católicas : estratégias para construir uma “civilização cristã” e conformar o campo pedagógico através do impresso (1929-1938)

Sgarbi, Antonio Donizetti (2001)

tese de doutorado

RESUMO: O objeto desta investigação — Bibliotecas Pedagógicas Católicas — se encontra no âmbito da História Cultural dos Saberes e Práticas Pedagógicas. São bibliotecas ―sem muros, ―imateriais, constituídas pelo inventário dos impressos (livros, revistas, artigos de jornal etc.) produzidos, lidos, criticados, postos em circulação pelos membros (sujeitos de nossa pesquisa) de duas instituições católicas, o Centro D. Vital (CDV) e da Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE) editores das revistas A Ordem e Revista Brasileira de Pedagogia (RBP), respectivamente. Estes impressos, divulgados entre 1929 e 1938, são tomados, nesta pesquisa, em sua ―materialidade de ―objetos culturais, ―suporte de um sentido, transmitido pela imagem ou pelo texto, na perspectiva do historiador Roger Chartier; a forma de transmissão deste sentido — concepção de vida, de mundo, de pedagogia — são vistas como ―estratégias para impor saberes e normatizar práticas, na perspectiva de Michel de Certeau. Colhe-se como resultado desta pesquisa: a continuidade na ampliação das fronteiras disciplinares da História da Educação; a evidência da importância de analisar o impresso como objeto cultural que guarda as marcas do seu uso; o maior conhecimento das concepções pedagógicas dos educadores católicos como determinantes das suas estratégias editoriais; a abertura do campo de pesquisa da História Cultural dos Saberes e Práticas Pedagógicas, em termos de método comparativo, já que a mesma está inserida num projeto mais amplo de pesquisa que aprofunda a constituição do campo pedagógico através dos intelectuais, dos impressos e das instituições.

ABSTRACT: The object of this research — Catholic Pedagogical Libraries — belongs to the cultural history of knowledge and pedagogical practices. They are - immaterial libraries, with no walls, constituted by press material inventory (books, magazines, newspaper material) produced, read, criticized, circulated by the members (subjects of this research) of two Catholic institutions, Centro D. Vital and Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE), respectively editors of A Ordem and Revista Brasileira de Pedagogia (RBP). That press material, published from 1929 to 1938, is researched in its ―materiality of ―cultural objects, ―the support of a sense, transmitted by image or text‖, according to historian Roger Chartier. That sense’s transmission form — life, world and pedagogy concepts — is seen as ―strategies to impose knowledge and normalize practices, according to Michel de Certeau. The results of the research are the continuity of the widening of history of education disciplinary boundaries; the evidence of the importance of analyzing press material as cultural object that maintains its use marks; a better knowledge of the pedagogical concepts of Catholic educators, as determinants of their editorial strategies; the opening of the cultural history of knowledge and pedagogical practices research field, in terms of comparative method, as that history is inserted in a wider research project, that deepens the pedagogical field constitution through intellectuals, press material and institutions.


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