dc.contributor.author | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.author | Oliveira, Eduardo Augusto Moscon | |
dc.contributor.author | Leite, Sidnei Quezada Meireles | |
dc.contributor.author | Sad, Ligia Arantes | |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T20:45:41Z | |
dc.date.available | 2021-05-13T20:45:41Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | SGARBI, Antonio Donizetti; OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon; LEITE, Sidnei Quezada Meireles Leite; SAD, Ligia Arantes (orgs.). História e filosofia da ciência: apontamentos para auxiliar na contextualização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Vitória: Edifes, 2018. 331 p. (Série pesquisas em educação em ciências e matemática, v. 2). | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8263-268-0 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/956 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O livro “HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: APONTAMENTOS PARA AUXILIAR
NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE
AULA”, é resultado de um amplo debate acadêmico entre professores e discentes de
Pós-graduação sobre os diferentes contextos históricos e filosóficos que corroboram
para a tessitura de componentes curriculares em constante revezamento teóricometodológico
entre ciência e prática de vida. O eixo articulador entre os presentes
capítulos se caracteriza por enfocar o caráter coletivo pelo qual os saberes históricosfilosóficos
foram se profuzindo, provocando o leitor a deslizar pelas linhas formativas
das dimensões científicas naturais, sociais e exatas, na perspectiva de que a leitura
da história auxilia na compreensão dos movimentos atuais.
Nesse sentido, o trabalho apresentado pelo presente livro pode mobilizar e
qualificar a atuação de profissionais que se debruçam sobre o campo educativo de
modo teórico-prático, além de ampliar as referências acadêmicas acerca de diversas
temáticas, potencializando as produções de novas pesquisas e de outros saberes.
Diante da qualidade científica e da relevância conceitual e empírica da obra para
o campo educacional na contextualização de componentes curriculares, reafirmo a
potência do material como um importante movimento de pensamento que pvovoca,
problematiza e convida outros olhares para a composição histórico-filosófica das
ciências. | pt_BR |
dc.format.extent | 331 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes Acadêmico | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Série pesquisas em educação em ciências e matemática, v. 2 | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências – Estudos e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores – formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia e ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciência e humanidades | pt_BR |
dc.title | História e filosofia da ciência : apontamentos para auxiliar na contextualização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula | pt_BR |
dc.type | livro | pt_BR |
dc.publisher.local | , Vitória | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/9637068474044846 | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1513533400177561 | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1714140036102231 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
Redes Sociais