Show simple item record

História e filosofia da ciência : apontamentos para auxiliar na contextualização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula

dc.contributor.authorSgarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.authorOliveira, Eduardo Augusto Moscon
dc.contributor.authorLeite, Sidnei Quezada Meireles
dc.contributor.authorSad, Ligia Arantes
dc.date.accessioned2021-05-13T20:45:41Z
dc.date.available2021-05-13T20:45:41Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSGARBI, Antonio Donizetti; OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon; LEITE, Sidnei Quezada Meireles Leite; SAD, Ligia Arantes (orgs.). História e filosofia da ciência: apontamentos para auxiliar na contextualização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Vitória: Edifes, 2018. 331 p. (Série pesquisas em educação em ciências e matemática, v. 2).pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8263-268-0
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/956
dc.description.abstractRESUMO: O livro “HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: APONTAMENTOS PARA AUXILIAR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA”, é resultado de um amplo debate acadêmico entre professores e discentes de Pós-graduação sobre os diferentes contextos históricos e filosóficos que corroboram para a tessitura de componentes curriculares em constante revezamento teóricometodológico entre ciência e prática de vida. O eixo articulador entre os presentes capítulos se caracteriza por enfocar o caráter coletivo pelo qual os saberes históricosfilosóficos foram se profuzindo, provocando o leitor a deslizar pelas linhas formativas das dimensões científicas naturais, sociais e exatas, na perspectiva de que a leitura da história auxilia na compreensão dos movimentos atuais. Nesse sentido, o trabalho apresentado pelo presente livro pode mobilizar e qualificar a atuação de profissionais que se debruçam sobre o campo educativo de modo teórico-prático, além de ampliar as referências acadêmicas acerca de diversas temáticas, potencializando as produções de novas pesquisas e de outros saberes. Diante da qualidade científica e da relevância conceitual e empírica da obra para o campo educacional na contextualização de componentes curriculares, reafirmo a potência do material como um importante movimento de pensamento que pvovoca, problematiza e convida outros olhares para a composição histórico-filosófica das ciências.pt_BR
dc.format.extent331 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifes Acadêmicopt_BR
dc.relation.ispartofseriesSérie pesquisas em educação em ciências e matemática, v. 2pt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências – Estudos e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores – formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia e ciênciapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiência e humanidadespt_BR
dc.titleHistória e filosofia da ciência : apontamentos para auxiliar na contextualização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aulapt_BR
dc.typelivropt_BR
dc.publisher.local, Vitóriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9637068474044846pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1513533400177561pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vitoriapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record