História e filosofia da ciência : apontamentos para auxiliar na contextualização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula
livro
RESUMO: O livro “HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: APONTAMENTOS PARA AUXILIAR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA”, é resultado de um amplo debate acadêmico entre professores e discentes de Pós-graduação sobre os diferentes contextos históricos e filosóficos que corroboram para a tessitura de componentes curriculares em constante revezamento teóricometodológico entre ciência e prática de vida. O eixo articulador entre os presentes capítulos se caracteriza por enfocar o caráter coletivo pelo qual os saberes históricosfilosóficos foram se profuzindo, provocando o leitor a deslizar pelas linhas formativas das dimensões científicas naturais, sociais e exatas, na perspectiva de que a leitura da história auxilia na compreensão dos movimentos atuais. Nesse sentido, o trabalho apresentado pelo presente livro pode mobilizar e qualificar a atuação de profissionais que se debruçam sobre o campo educativo de modo teórico-prático, além de ampliar as referências acadêmicas acerca de diversas temáticas, potencializando as produções de novas pesquisas e de outros saberes. Diante da qualidade científica e da relevância conceitual e empírica da obra para o campo educacional na contextualização de componentes curriculares, reafirmo a potência do material como um importante movimento de pensamento que pvovoca, problematiza e convida outros olhares para a composição histórico-filosófica das ciências.
Redes Sociais