Curtas-metragens, sinopses e resenhas críticas : experiências de produção de texto com alunos do Proeja

Santos, Danubia Soares (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo registra a observação e a análise da Ação Complementar de Ensino denominada Cine Diversidades, no que diz respeito às produções textuais dos gêneros discursivos sinopse e resenha crítica, propostas no interior da ação, ofertada a alunos do Proeja. Investigamos a produtividade do uso de curtas-metragens como forma de favorecer a produção de textos. Tomamos por base importantes autores, entre os quais Oliveira (1989), que nos aclara o contexto da EJA. Já Bakhtin (2000), Fiorin (2011), Hjelmslev (1975) e Marcuschi (2005) nos elucidam acerca da linguagem, do texto e dos gêneros textuais. Alcântara (2014) pontua sobre curtametragem e discorre sobre as perspectivas do recurso midiático nas práticas pedagógicas.