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Desenvolvimento de bancada didática para ensino de eficiência energética em compressores de ar

dc.contributor.advisorMuniz, Pablo Rodrigues
dc.contributor.authorKrause, Rafael Cabral Knaip
dc.date.accessioned2021-05-11T21:26:54Z
dc.date.available2021-05-11T21:26:54Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationKRAUSE, Rafael Cabral Knaip. Desenvolvimento de bancada didática para ensino de eficiência energética em compressores de ar. 2021. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Curso Superior de Engenharia Elétrica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/947
dc.description.abstractRESUMO: Os protótipos didáticos são ferramentas que podem ser trabalhadas em ambientes interdisciplinar e consistem em um importante auxílio para as instituições de ensino para proporcionar melhores condições de formação profissional, desse modo a utilização de protótipos didáticos no ensino da engenharia se torna considerável, pois oferece a oportunidade de colocar o estudante em contato com situações similares as atividades de campo. O compressor de ar se tornou objeto comumente encontrado tanto em ambientes industriais como na prestação de serviços gerais. Por assumir um papel fundamental na indústria atual, organizações buscam maneiras de tornar os processos mais eficientes, procurando aumentar a eficiência energética do equipamento e reduzir gastos com energia elétrica. Porém, o ensino de eficiência energética em motos compressores nas instituições de ensino está defasado e não atende às expectativas que o mercado, pois o desenvolvimento da capacitação de profissionais nessa área ainda é escasso. Este trabalho visa à elaboração de um protótipo de bancada com um conjunto de equipamentos de manobra e medição de energia para que possa ser utilizado como recurso didático no ensino-aprendizagem de eficiência energética em compressores de ar, para isso foi elaborado um manual de instruções da bancada didática, roteiro de laboratório para a utilização da bancada e testes que avaliaram o desempenho energético da bancada, comparando o método de acionamento por partida direta e acionamentos com variação de velocidade de rotação do motor.pt_BR
dc.format.extent86 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCompressor de arpt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectBancada didáticapt_BR
dc.subjectConsumo de energia elétricapt_BR
dc.subjectConjunto de manobrapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de bancada didática para ensino de eficiência energética em compressores de arpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/9436855558674425
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4404912914498937pt_BR
ifes.course.undergraduateEngenharia elétrica
dc.contributor.memberFiorotti, Rodrigo
dc.contributor.memberFreitas, Rony Cláudio de Oliveira
dc.contributor.memberMuniz, Pablo Rodrigues
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5187303376808441pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2728424334883888pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9044-3109pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3998-5076pt_BR


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