Desenvolvimento de bancada didática para ensino de eficiência energética em compressores de ar

Krause, Rafael Cabral Knaip (2021)

tcc

RESUMO: Os protótipos didáticos são ferramentas que podem ser trabalhadas em ambientes interdisciplinar e consistem em um importante auxílio para as instituições de ensino para proporcionar melhores condições de formação profissional, desse modo a utilização de protótipos didáticos no ensino da engenharia se torna considerável, pois oferece a oportunidade de colocar o estudante em contato com situações similares as atividades de campo. O compressor de ar se tornou objeto comumente encontrado tanto em ambientes industriais como na prestação de serviços gerais. Por assumir um papel fundamental na indústria atual, organizações buscam maneiras de tornar os processos mais eficientes, procurando aumentar a eficiência energética do equipamento e reduzir gastos com energia elétrica. Porém, o ensino de eficiência energética em motos compressores nas instituições de ensino está defasado e não atende às expectativas que o mercado, pois o desenvolvimento da capacitação de profissionais nessa área ainda é escasso. Este trabalho visa à elaboração de um protótipo de bancada com um conjunto de equipamentos de manobra e medição de energia para que possa ser utilizado como recurso didático no ensino-aprendizagem de eficiência energética em compressores de ar, para isso foi elaborado um manual de instruções da bancada didática, roteiro de laboratório para a utilização da bancada e testes que avaliaram o desempenho energético da bancada, comparando o método de acionamento por partida direta e acionamentos com variação de velocidade de rotação do motor.


Collections: