Forças do romance contemporâneo em "Divórcio" de Ricardo Lísias : ficção, autoria e ensino
trabalho de conclusão de curso
Este artigo se desenvolve a partir do estudo do romance Divórcio de Ricardo Lísias, publicado no ano de 2013, e tem como foco principal investigar as tendências contemporâneas presentes na obra. Para tanto, analisaremos as esferas do romance contemporâneo e da autoficção através de autores como Leonor Arfunch (2010),Paula Sibilia (2008), Karl Erik Schollhammer (2009), Luciene Almeida de Azevedo (2008) e Evando Nascimento (2010) a fim de contribuir com reflexões críticas e teóricas acerca da produção contemporânea. Por conseguinte, analisaremos essas tendências dentro da obra Divórcio e através de autores como Nathalia Botura de Paula Ferreira (2010), Paulo Franchetti (2009), Antonio Candido (2011), Agnes Heller (2006), bem como as Orientações Curriculares para o ensino médio(2006), buscaremos ampliar as possibilidades de trabalho com os alunos do ensino médio. Assim, este artigo ainda busca servir como apoio teórico-metodológico aos docentes interessados em explanar o território contemporâneo e amplificar suas formas de ensino.
RESUMO: Este artigo se desenvolve a partir do estudo do romance Divórcio de Ricardo Lísias, publicado no ano de 2013, e tem como foco principal investigar as tendências contemporâneas presentes na obra. Para tanto, analisaremos as esferas do romance contemporâneo e da autoficção através de autores como Leonor Arfunch (2010),Paula Sibilia (2008), Karl Erik Schollhammer (2009), Luciene Almeida de Azevedo (2008) e Evando Nascimento (2010) a fim de contribuir com reflexões críticas e teóricas acerca da produção contemporânea. Por conseguinte, analisaremos essas tendências dentro da obra Divórcio e através de autores como Nathalia Botura de Paula Ferreira (2010), Paulo Franchetti (2009), Antonio Candido (2011), Agnes Heller (2006), bem como as Orientações Curriculares para o ensino médio(2006), buscaremos ampliar as possibilidades de trabalho com os alunos do ensino médio. Assim, este artigo ainda busca servir como apoio teórico-metodológico aos docentes interessados em explanar o território contemporâneo e amplificar suas formas de ensino.
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