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DESMISTIFICANDO MORCEGOS: AULAS PRÁTICAS COMO INSTRUMENTOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
(2023)
Este trabalho é o resultado de um projeto realizado com estudantes do 5° ano do
ensino fundamental da Escola EMEIEF “Luiz Dalla Bernardina”, localizada na cidade
de Colatina/ES. Com base em um diagnóstico inicial da ...
Sensibilização ambiental no combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti)
(2023)
O Aedes aegypti é um mosquito que possui grande importância epidemiológica no
Brasil, pois transmite quatro tipos de doenças diferentes em território nacional, que
são elas: Febre Amarela Urbana, Zika Vírus, Chikungunya ...
Avaliação ecológica rápida de anfíbios anuros ocorrentes no Ifes - Campus de Alegre, Espírito Santo, Brasil
(2023)
A Mata Atlântica sofre com a perda de espécies endêmicas e ameaçadas, sendo essenciais estudos que visam à avaliação dos impactos ocorrentes. Os anuros são conhecidos como bioindicadores, ajudando a avaliar esses impactos. ...
Levantamento da fauna de himenópteros parasitoides no Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica do Ifes - Campus de Alegre
(2023)
Os himenópteros parasitoides são organismos bioindicadores de biodiversidade e qualidade ambiental, porém, essas características são pouco exploradas, por esse motivo o presente estudo teve como objetivo realizar um ...
METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS MENTAIS DE APRENDIZAGEM NA EMEF “ANTÔNIO NICCHIO”
(2023)
É possível ensinar Ciências a alunos com transtornos mentais de aprendizagem? Partindo do pressuposto que todos conseguem aprender em alguma medida, o desafio é descobrir o “como ensinar” a esses alunos. Assim nasceu essa ...
Educação ambiental: o enfoque em resíduos sólidos urbanos
(2023)
Os resíduos sólidos são todos os restos materiais sólidos e semi sólidos sem vida útil
que são gerados pela atividade humana e não humana. Tais resíduos são, em geral,
produzidos em maior quantidade em ambientes urbanos, ...
Lucidade em foco : livro sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva
(2023)
Este trabalho de pesquisa abordou a ludicidade e o uso do Livro Sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva, com foco na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). ...
GAMIFICAÇÃO EM ROTEIROS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA
(2023)
A "impercepção botânica", entendida como a dificuldade em perceber aspectos específicos e a importância singular das plantas, constituiu o foco de nossa investigação no Instituto Nacional da Mata Atlântica. Nosso objetivo ...
Explorando a importância do jogo Show do Milhão como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem
(2023)
O objetivo deste trabalho foi comparar o uso do jogo show do milhão em dois
momentos diferentes: uma como ferramenta de fixação de conteúdo e a outra como
ferramenta de explanação do conteúdo. O trabalho foi aplicado na ...
Avaliação da atividade antioxidante in vitro das variedades de lúpulo cascade e teamaker cultivados no Brasil
(2023)
O Humulus lupulus L. é uma planta originária da Ásia, popularmente conhecida como lúpulo e amplamente utilizada na indústria cervejeira. Mundialmente, seu cultivo é realizado, sobretudo, em regiões de clima temperado, como ...
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