Browsing Ciências Biológicas by Author "Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)"
Now showing items 1-20 of 24
-
Aplicação de modelos didáticos no ensino de Biologia floral
Perini, Monique (Santa Teresa, 2013)Este trabalho busca analisar as ideias e conceitos prévios de estudantes do ensino médio, sobre conteúdos básicos e fundamentais na área de morfologia floral e propor uma ferramenta didática alternativa com uso de modelos ...
-
Atividade baseada em problemas na educação ambiental: sensibilizando os alunos do Ifes campus Santa Teresa sobre as aves da Mata Atlântica
Teixeira, Deivid (Santa Teresa, 2022)As aves são importantes agentes para a manutenção dos processos ecológicos. Adicionalmente, possuem um carisma que encanta a maioria daqueles que as observam, variando em cores, cantos e hábitos. Em contrapartida, o número ...
-
Avaliação do ensino de biologia molecular através da metodologia de aprendizagem significativa
Anjos, Elias Reis dos (Santa Teresa, 2021)Resumo: O presente trabalho buscou avaliar a eficácia de um método contextualizado, pautado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, no ensino de biologia molecular, a partir de ...
-
Avaliação do uso de intervenção pedagógica alternativa como instrumento de educação ambiental
Torezani, Paulo Rogerio (Santa Teresa, 2013)O convívio dos morcegos com a população humana tem aumentado consideravelmente devido à destruição do seu habitat pela fragmentação contínua dos biomas, em especial a Mata Atlântica. Algumas características deste grupo, ...
-
Biodiversidade e Etnobotânica: um estudo das espécies arbóreas da Mata Atlântica do distrito de São João de Petrópolis, Santa Teresa, ES
Gurtler, Jackson (Santa Teresa, 2013)Os estudos em Etnobotânica são recentes e trazem uma gama de abordagens preservacionistas, contribuindo de forma significativa para a preservação e manutenção da biodiversidade, sendo de fundamental importância para o ...
-
Desafios do ensino remoto na EEEMF “José Pinto Coelho” em contexto pandêmico
Silva, Édio Antônio (Santa Teresa, 2022)Este trabalho teve como propósito a análise e coleta de dados a respeito dos desafios enfrentados pelos professores da EEEFM “Jose Pinto Coelho” decorrentes da transição das aulas presenciais pelo ensino remoto em período ...
-
Educação Ambiental com Serpentes: Estudantes como mediadores visando mudança de percepção
Guimarães, Sabrina (Santa Teresa, 2021)A Educação Ambiental é um assunto bastante falado no ensino de ciências, mas pouco praticado no cotidiano da sociedade, e quando o tema é Serpentes o problema permanece. Nesse sentido, esse projeto objetivou investigar ...
-
Educação sexual na adolescência: importância na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis
Vieira, Flaviana (Santa Teresa, 2022)Através da educação sexual é possível administrar aulas, que visam ensinar e esclarecer dúvidas sobre o tema, proporcionando conhecimentos, como como cuidados com o próprio corpo para que com isso, não ocorram situações ...
-
Efetividade temporal de cartazes educativos na sensibilização ambiental sobre o uso de lixeiras ecológicas
Oliveira, Lohanny Galvão de (Santa Teresa, 2023)A coleta seletiva é o processo de separação e recolhimento de resíduos sólidos recicláveis, que minimiza impactos ambientais antrópicos. Tendo isso em vista, a coleta seletiva tornou-se uma questão importante de ser abordada ...
-
Os escorpiões: uma abordagem etnoaracnológica no ensino de Ciências
Colombo, Wesley Dondoni (Santa Teresa, 2013)Os escorpiões são provavelmente os primeiros aracnídeos que surgiram e estão entre os primeiros animais que conquistaram o ambiente terrestre. Vivem em todos os continentes, com exceção da Antártida. Eles são encontrados ...
-
Fragmentação e ecologia da paisagem florestal na bacia hidrográfica do rio Itapemirim/ES
Moreira, Karyne Marriel (Alegre, 2022)RESUMO: O Brasil é detentor de grande biodiversidade, dispersa em vários biomas, dentre os quais o Mata Atlântica, que se encontra fortemente fragmentado. Nesse bioma, foi desenvolvido o presente trabalho, com objetivo ...
-
Levantamento de microalgas no rio Santa Maria do Doce (Santa Teresa-ES) como base para estruturação de uma coleção ficológica para o ensino de Biologia
Mendes, Natália Gomes de Souza (Santa Teresa, 2013)O presente trabalho objetivou realizar o levantamento da biodiversidade de microalgas e de variáveis limnológicas abióticas no rio Santa Maria do Doce (Santa Teresa - ES), bem como estruturar uma coleção ficológica com as ...
-
Lucidade em foco : livro sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva
Cruz, Helen Daniele Vieira; Silva, Rílary Fátima de Freitas (Santa Teresa, 2023)Este trabalho de pesquisa abordou a ludicidade e o uso do Livro Sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva, com foco na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). ...
-
METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS MENTAIS DE APRENDIZAGEM NA EMEF “ANTÔNIO NICCHIO”
Croce, Lucas Firme (Santa Teresa, 2023)É possível ensinar Ciências a alunos com transtornos mentais de aprendizagem? Partindo do pressuposto que todos conseguem aprender em alguma medida, o desafio é descobrir o “como ensinar” a esses alunos. Assim nasceu essa ...
-
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas como potencializador do ensino de Biologia para alunos com necessidades específicas no Ifes, campus Santa Teresa
Pazito, Ketle Aparecida da Silva (Santa Teresa, 2022)Esta pesquisa objetiva-se em evidenciar qual é o papel do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), diante do ensino de biologia para alunos com necessidades específicas, visando conhecer ...
-
OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Castro, Ana Laura Ventura Coelho; Fraga, Anny Nogueira (Santa Teresa, 2023)O ensino-aprendizagem de botânica é encarado de forma negativa por vários fatores, sendo um deles o excesso de terminologias. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar o impacto da aplicação de oficinas ...
-
Parque Nacional do Caparaó: tópicos relevantes para educação ambiental a partir da portaria capixaba
Silva, Solene Gomes; Preto, Bruno de Lima (Alegre, 2024)Diante das ameaças à biodiversidade e das crescentes degradações ambientais resultantes das atividades humanas, torna-se imperativo buscar estratégias fundamentadas na preservação dos recursos naturais. Este estudo tem ...
-
Percepções dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a formação profissional
Ferreira, Bárbara Caetano (Alegre, 2022)Diversas são as discussões sobre as práticas educativas que envolvem o cenário educacional que vem moldando as novas políticas educacionais. Diante disso, o professor exerce um papel fundamental, utilizando recursos como ...
-
Preservação das tartarugas marinhas: uma estratégia metodológica para Educação Ambiental dos estudantes de Aracruz-ES.
Pereira, Vivian Guilherme (Santa Teresa, 2022)As tartarugas marinhas são pertencentes à linhagem mais antiga de répteis vivos, das sete espécies que existem no mundo, cinco habitam o litoral brasileiro em busca de alimento, proteção e reprodução. Todas essas ...
-
Sensibilização ambiental no combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti)
Teixeira, Beatriz de Oliveira (Santa Teresa, 2023)O Aedes aegypti é um mosquito que possui grande importância epidemiológica no Brasil, pois transmite quatro tipos de doenças diferentes em território nacional, que são elas: Febre Amarela Urbana, Zika Vírus, Chikungunya ...
Redes Sociais