Browsing Ciências Biológicas by Issue Date
Now showing items 21-40 of 163
-
Concepções de professores de Biologia acerca da perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência
(Santa Teresa, 2015)Esta pesquisa buscou conhecer as concepções de professores de Biologia acerca da perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência. Portanto, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa embasada na abordagem ...
-
Sobre os contextos de vida dos alunos e outros fatores do processo de ensino-aprendizagem em Ciências
(Santa Teresa, 2015)O presente trabalho objetivou avaliar se dentre as várias dimensões do contexto de vida dos alunos, a aproximação de aspectos do ambiente onde os alunos estão inseridos aos conteúdos escolares é o método mais eficaz ...
-
O ensino de Ciências na escola indígena de Caieiras Velha - Aracruz (ES)
(Santa Teresa, 2015)Este trabalho monográfico teve como objetivo conhecer a construção dos conhecimentos escolares, relativo ao Ensino de Ciências na Aldeia de Caieiras Velha, verificando suas relações com as diretrizes legais emanadas ...
-
Sobre a relação entre a educação e as instituições museológicas: as ações educativas no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, Santa Teresa - ES, Brasil
(Santa Teresa, 2015)Estudar ações educativas em museus de ciências requer uma releitura da educação enquanto constituição dos espaços não formais, surgimento e estabelecimento dos museus e a composição do caráter educativo nestes espaços. ...
-
Preservação dos insetos polinizadores com abordagem CTSA
(Santa Teresa, 2016)Os insetos são animais que realizam inúmeras atividades de grande importância socioambiental, como a polinização, que aumenta a produção agrícola de forma sustentável. Entretanto, a agricultura convencional vem transformando ...
-
Objetos de aprendizagem para a educação ambiental utilizando tartarugas marinhas
(Santa Teresa, 2016)As ações antrópicas causam muitos impactos negativos ao meio ambiente, podendo levar diversas espécies à extinção. As tartarugas marinhas vêm sofrendo interferências em seu ecossistema, tais como poluição marinha, pesca ...
-
Incitando a curiosidade: a utilização de trilhas no ensino de interações ecológicas
(Santa Teresa, 2016)O ensino tradicional, comum em muitas salas de aula, pode ser definido como a transferência do conhecimento de forma passiva, visando somente à memorização de conteúdo. Paulo Freire tem se oposto a esse método há muitos ...
-
Atlas de histologia para a educação básica
(Santa Teresa, 2016)O ensino de Ciências Naturais passa por grandes mudanças no processo educacional, influenciada pelo avanço tecnológico, sendo acompanhado com as metodologias didáticas empregadas em sala de aula. As metodologias didáticas ...
-
Sequência didática utilizando besouros como ferramenta de educação ambiental para o ensino de Ciências
(Santa Teresa, 2018)Os insetos estão espalhados ambientes variados no globo, estando também presentes na vida e no dia-a-dia das pessoas, mas algumas pessoas têm uma visão negativa dos insetos devido ao dano gerado a monoculturas e doenças ...
-
Abelhas nativas como instrumento ecopedagógico
(Santa Teresa, 2018)O objetivo desta pesquisa foi reforçar de forma participativa com os alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Antônio Valesini” o interesse e uma melhor compreensão sobre ...
-
Concepção do HPV por jovens entre 11 e 13 anos do município de Santa Leopoldina – ES
(Santa Teresa, 2018)Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a percepção dos jovens entre 11 e 13 anos, sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV), no município de Santa Leopoldina, quais medidas preventivas adotadas por eles. ...
-
Conhecimento científico em biotecnologia de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – campus Santa Teresa
(Santa Teresa, 2019)Esse trabalho objetivou reconhecer as principais dificuldades dos estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Santa ...
-
Teatro científico como ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de Ciências
(Santa Teresa, 2019)O Teatro Científico constitui-se como uma ferramenta de ensino e aprendizagem lúdica capaz de favorecer a construção e a apropriação do conhecimento científico de forma lúdica e mais compreensível, proporcionando ao ...
-
Verificação do nível de conhecimento de alunos do curso Técnico em Agropecuária sobre a prática de controle biológico da broca-do-café (Hypothenemus hampei)
(Santa Teresa, 2019)No cenário global contemporâneo as questões voltadas à preservação ambiental estão se tornando cada vez mais evidentes, devido a grande e recorrente degradação do planeta, e pela falta de conscientização relacionada ...
-
Educação ambiental na educação de jovens e adultos: uma abordagem por meio do teatro do oprimido
(Santa Teresa, 2019)O presente trabalho dedicou-se a desenvolver uma prática pedagógica na educação ambiental, que considerasse a importância do protagonismo dos participantes no processo de ensino. Considerando a necessidade de trabalhar ...
-
Insetos na escola: uma proposta de ensino através da ludicidade
(Santa Teresa, 2019)O presente trabalho teve por objetivo averiguar o impacto das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem por meio de práticas pedagógicas lúdicas que abordam o conteúdo sobre insetos, buscando ainda verificar ...
-
Divulgação científica como recurso pedagógico no ensino de leishmaniose visceral
(Santa Teresa, 2019)A presente desenvolveu e avaliou, de forma sistemática, metodologias e materiais de divulgação científica acerca da leishmaniose visceral, utilizando-os como recursos pedagógicos para o ensino da zoonose em uma turma de ...
-
Metodologia da problematização no desenvolvimento das habilidades e competências do futuro pelo ensino de Biologia
(Santa Teresa, 2019)A contínua produção e compartilhamento de informações, e o irreversível desenvolvimento tecnológico, entrelaçam-se, formando o pano de fundo da sociedade do século XXI. Necessariamente o integrar-se agora, não é mais ...
-
Divulgação científica: testando uma atividade lúdica no Instituto Nacional da Mata Atlântica
(Santa Teresa, 2019)A Divulgação Científica é o conjunto de ações que tem como objetivo, disponibilizar os conhecimentos produzidos pela ciência ao público não especializado, promovendo o contato destes com produtos e informações através ...
-
Práticas docentes inclusivas dos professores de Biologia no Ifes de Santa Teresa: aspectos impeditivos e potencializadores
(Santa Teresa, 2019)No desenvolvimento do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pude observar a ocorrência da inclusão de alunos com necessidades específicas no decorrer do estágio supervisionado. Com isso surgiu o interesse por ...
Redes Sociais