Navegação Ciências Biológicas por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 161
-
Biodiversidade e Etnobotânica: um estudo das espécies arbóreas da Mata Atlântica do distrito de São João de Petrópolis, Santa Teresa, ES
(Santa Teresa, 2013)Os estudos em Etnobotânica são recentes e trazem uma gama de abordagens preservacionistas, contribuindo de forma significativa para a preservação e manutenção da biodiversidade, sendo de fundamental importância para o ...
-
Os escorpiões: uma abordagem etnoaracnológica no ensino de Ciências
(Santa Teresa, 2013)Os escorpiões são provavelmente os primeiros aracnídeos que surgiram e estão entre os primeiros animais que conquistaram o ambiente terrestre. Vivem em todos os continentes, com exceção da Antártida. Eles são encontrados ...
-
Avaliação do uso de intervenção pedagógica alternativa como instrumento de educação ambiental
(Santa Teresa, 2013)O convívio dos morcegos com a população humana tem aumentado consideravelmente devido à destruição do seu habitat pela fragmentação contínua dos biomas, em especial a Mata Atlântica. Algumas características deste grupo, ...
-
Aplicação de modelos didáticos no ensino de Biologia floral
(Santa Teresa, 2013)Este trabalho busca analisar as ideias e conceitos prévios de estudantes do ensino médio, sobre conteúdos básicos e fundamentais na área de morfologia floral e propor uma ferramenta didática alternativa com uso de modelos ...
-
Levantamento de microalgas no rio Santa Maria do Doce (Santa Teresa-ES) como base para estruturação de uma coleção ficológica para o ensino de Biologia
(Santa Teresa, 2013)O presente trabalho objetivou realizar o levantamento da biodiversidade de microalgas e de variáveis limnológicas abióticas no rio Santa Maria do Doce (Santa Teresa - ES), bem como estruturar uma coleção ficológica com as ...
-
Flora de samambaias e licófitas de São João de Petrópolis, Santa Teresa/ES, e a sua aplicação na alfabetização científica
(2013)Dada à importância de se conhecer as espécies que compõem a flora de samambaias e licófitas da região de São João de Petrópolis, Santa Teresa, dados que contribuirão para as pesquisas de conservação por partes de ...
-
Sequência didática aplicada ao conteúdo de algas como recurso pedagógico para o ensino de Biologia
(Santa Teresa, 2015)O presente trabalho propôs o desenvolvimento de uma sequência de atividades didáticas de maneira sistemática, visando a ampliação do conhecimento acerca das algas, com destaque para suas diversas características e sua ...
-
Modelo didático para ensino de pessoas com deficiência visual: uma percepção botânica
(Santa Teresa, 2015)O lúdico é uma ferramenta muito utilizada no processo de ensino e aprendizagem e funciona como facilitadora da ação. Neste contexto, o uso de metodologias alternativas como o modelo didático para o ensino tende a ser ...
-
Paródias musicais no ensino de Biologia: possibilidade metodológica na educação de jovens e adultos
(Santa Teresa, 2015)O presente trabalho analisa o uso da paródia musical como metodologia complementar e facilitadora da aprendizagem dos conteúdos de Biologia na Educação de Jovens e Adultos - EJA. A construção de paródias musicais como ...
-
Horta medicinal escolar: uma ferramenta em Etnobotânica no ensino de Ciências
(Santa Teresa, 2015)O presente trabalho analisa a inserção de uma Horta Medicinal Escolar, como ferramenta de Etnobotânica e como uma metodologia complementar e facilitadora para o ensino de Ciências, permitindo a abordagem de temas de Botânica ...
-
Modelos didáticos como ferramenta metodológica para o ensino de microalgas
(Santa Teresa, 2015)A inclusão de novas metodologias de ensino é necessária para dinamizar o processo de aprendizagem nas aulas de Ciências. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização de modelos didáticos como ...
-
Estudo etnoecológico sobre o Rio Santa Maria do Rio Doce como base para ações de Educação Ambiental
(Santa Teresa, 2015)A relação ser humano-natureza foi ao longo do tempo se modificando, passando de uma relação harmônica para uma relação utilitarista, de controle e autoridade, o que se agravou ainda mais com o surgimento da agricultura e ...
-
Ecologia e manejo de formigas cortadeiras na educação ambiental e formação de multiplicadores de conhecimento
(Santa Teresa, 2015)As formigas cortadeiras do gênero Atta e Acromyrmex possuem grande importância econômica pois são consideradas pragas por causarem prejuízos à agricultura. Esses insetos cortam material vegetal que é utilizado como substrato ...
-
Autismo e o ensino de Ciências: possibilidades e desafios
(Santa Teresa, 2015)Esta pesquisa objetivou compreender de que maneira os professores de Ciências têm percebido os alunos com autismo em suas aulas e quais práticas têm sido realizadas para proporcionar lhes a apropriação do conhecimento em ...
-
O lúdico no ensino de Ciências: uma proposta de jogo educativo como estratégia no processo ensino aprendizagem sobre o corpo humano
(Santa Teresa, 2015)O presente trabalho apresenta uma proposta de jogo didático sobre o ensino de Ciências, para ser aplicado em turmas de 8º ano do ensino fundamental II, a fim de complementar e revisar os conteúdos estudados pelos mesmos ...
-
O "currículo queer" na Biologia: discutindo a sexualidade no ensino médio.
(Santa Teresa, 2015)O texto apresenta uma pesquisa realizada durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Santa Teresa abordando novas propostas para o currículo de Biologia, ...
-
Utilização de recursos didáticos para o ensino de microbiologia no ensino médio: sistematização da experiência de formação docente
(Santa Teresa, 2015)A Microbiologia trata de microrganismos que estão no nosso cotidiano sendo fundamental a sua percepção para nos tornarmos indivíduos mais conscientes. Muitas vezes esse conteúdo é trabalhado somente com uso do livro ...
-
Lago didático: possibilidades práticas ao ensino de Ciências/Biologia
(2015)Essa pesquisa foi elaborada abordando a utilização de um recurso pedagógico (Lago Didático - LD) como um instrumento para a aplicação de aulas fora dos espaços formais de ensino. Essa experiência foi instigada através ...
-
Das colônias para fora : concepções técnicas e sociais sobre as formigas
(Santa Teresa, 2015)As formigas são importantes animais que realizam inúmeras atividades essenciais para o equilíbrio ambiental. Entretanto, nem todas as pessoas reconhecem o valor de seu trabalho e, ao pensar sobre elas, podem levar em ...
-
O estudo e desenvolvimento de ferramentas de aprendizagem de Química aplicadas à Biologia: abordagem com deficientes visuais, uma proposta de inclusão
(Santa Teresa, 2015)A criação e o uso de ferramentas didáticas é uma alternativa para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O estudo e desenvolvimento destes recursos são importantes, principalmente para atender as diversas ...
Redes Sociais