Ciências Biológicas
Browse by
Recent Submissions
-
Análise de conteúdo estomacal do Cerdorcyon thous de vida livre no Espírito Santo
(Alegre, 2024)RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender a dieta alimentar do Cerdocyon thous, conhecido popularmente por Cachorro-do-mato. Como método para realização e melhor obtenção dos dados a serem analisados, ...
-
Inclusão escolar: estratégias para a promoção da acessibilidade visual nos espaços físicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifes Campus de Alegre
(Alegre, 2024)RESUMO: Um dos principais objetivos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é promover a acessibilidade e a inclusão, como evidenciam as iniciativas do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas ...
-
O papel da educação ambiental na sensibilização sobre a conservação de tubarões e raias
(Santa Teresa, 2025)A educação ambiental desempenha um papel fundamental na sensibilização e conservação da biodiversidade marinha, especialmente no que se refere aos elasmobrânquios (tubarões e raias). Esses animais, são vitais para o ...
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
(Santa Teresa, 2025)Objetivou-se propor um sequencia didática para facilitar o processo de ensino aprendizagem da micologia no ensino médio, usando o desenho como ferramenta principal. A ideia era ver verificar se ao invés de apenas decorar ...
-
Substituição da acetona por etanol e éter no processo de desidratação para a plastinação
(Alegre, 2025-01-15)A plastinação é um método eficaz para preservar tecidos biológicos no estudo anatômico, substituindo os líquidos corporais por polímeros de alta qualidade, resultando em uma preservação duradoura e realística. Desenvolvida ...
-
O ensino de Ciências Biológicas no contexto da educação especial: uma revisão de literatura sistemática
(Santa Teresa, 2025)O estudo investiga os desafios enfrentados por professores de Ciências Biológicas no ensino para alunos com necessidades educacionais especiais. Além disso, analisa as práticas pedagógicas utilizadas para promover a ...
-
APRENDIZAGEM ATIVA: PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
(Santa Teresa, 2025)No Brasil, muitas escolas ainda adotam um ensino passivo, com aulas expositivas que centralizam o protagonismo na figura do professor. Este trabalho teve como objetivo identificar práticas experimentais e investigativas ...
-
Uso da compostagem como ferramenta didática para a educação ambiental em espaços não formais de ensino do Ifes Campus de Alegre
(Alegre, 2025)Esta pesquisa propõe a compostagem como ferramenta didática para a Educação Ambiental em espaços não formais no Ifes Campus de Alegre, visando práticas sustentáveis e sensibilização ecológica. O problema central é a ...
-
PASSARINHAR E EDUCAR: A OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TAXONOMIA E ECOLOGIA
(Santa Teresa, 2025)O objetivo desta pesquisa foi testar a eficiência de uma sequência didática utilizando a observação de aves como ferramenta de ensino para educação ambiental, taxonomia e ecologia. A pesquisa foi organizada em três ...
-
Educação ambiental na associação de proteção e assistência aos condenados - APAC de Cachoeiro de Itapemirim
(Alegre, 2025-02-27)O presente estudo se propôs a aplicar uma prática de Educação Ambiental na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. O objetivo foi promover a conscientização ...
-
Ação de diferentes óleos essenciais no controle in vitro e in vivo de Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici
(Alegre, 2025-02-22)O tomateiro é uma cultura de grande relevância econômica, mas enfrenta desafios como a murcha de Fusarium, causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici. O controle convencional utiliza fungicidas sintéticos, ...
-
Avaliação da variabilidade genética entre diferentes clones de Coffea canephora via marcadores moleculares
(Alegre, 2024-12-12)O café é uma das culturas mais importantes do Brasil, sua produção desempenha um papel crucial na economia do país. No entanto, para garantir a sustentabilidade da produção e atender às demandas de um mercado cada vez mais ...
-
O uso de tecnologias no Ensino de Ciências e de Biologia no IFES-Campus de Alegre no período de pós-pandemia
(Alegre, 2025)RESUMO: O artigo analisa as mudanças nas práticas pedagógicas dos docentes do IfesCampus de Alegre no uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino presencial pós-pandemia. Utilizando abordagem ...
-
DIAGNÓSTICO DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: APLICAÇÃO DO MODELO SAMR NO MUNICÍPIO DE GUARAPARI (ES)
(Guarapari, 2025)RESUMO: Este trabalho investigou a integração das tecnologias educacionais no ensino de Ciências nas escolas municipais de Guarapari/ES, utilizando o modelo SAMR como referência. A pesquisa, de abordagem mista (qualitativa ...
-
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI NA APLICAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE O ESTUDO DE ECOSSISTEMA COSTEIRO
(Guarapari, 2024)RESUMO: O modelo de educação atual, muitas vezes, não consegue promover uma aprendizagem significativa, especialmente na disciplina de Ciências da Natureza em temas como sustentabilidade, conservação dos oceanos e ecossistemas ...
-
A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO MEIO PARA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
(Guarapari, 2025)RESUMO:A feira de ciências é um evento de divulgação científica que pode promover a autonomia dos estudantes, sendo utilizada pelas escolas para difundir conteúdos escolares e provocar o interesse dos estudantes. Este ...
-
Caminhos para a docência : o processo de identificação docente dos graduandos em licenciatura em ciências biológicas do IFES - Campus Alegre
(Alegre, 2025)Este estudo, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2024, investigou o processo de construção da identidade docente nos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifes-Campus de Alegre. Com uma ...
-
Proposta de jogo didático como instrumento metodológico no processo avaliativo no ensino da fauna e da flora brasileira
(Guarapari, 2024)RESUMO: Os jogos didáticos vêm sendo utilizados como uma poderosa ferramenta no ensino em Ciências, pois despertam o interesse e a curiosidade do aluno, impulsionando sua participação durante as aulas. Este trabalho buscou ...
-
O Papel dos Jogos no Processo de Ensino-aprendizagem: Aplicações no Ensino de Astronomia
(Guarapari, 2024)RESUMO: Neste artigo, mostraremos os resultados da aplicação de um jogo educativo com foco no ensino de Astronomia. O uso deste tipo de produto pode otimizar o processo de ensino-aprendizagem e promover o desenvolvimento ...
-
PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNGOS, VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO
(Guarapari, 2024)RESUMO: O desinteresse dos alunos em relação ao aprendizado é uma das principais preocupações dos profissionais da educação atualmente. No ensino de Biologia, esse desafio está frequentemente associado à abstração dos ...
Redes Sociais