dc.contributor.advisor | Barreiro, Cristhianny Bento | |
dc.contributor.author | Monteiro, Bárbara Cristina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T14:37:56Z | |
dc.date.available | 2021-05-11T14:37:56Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Bárbara Cristina da Silva. Formação docente para educação profissional e tecnológica: história, base legal e perspectivas como subsídios para a elaboração de uma proposta de diretrizes nacionais para a formação docente. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/939 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho apresenta estudo que visa subsidiar a alta gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC na elaboração de uma proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de docentes da e para a EPT. Historicamente, as políticas voltadas para a habilitação e formação de professores para EPT têm se caracterizado como fragmentadas e emergenciais. A partir desta constatação, foi desenvolvida pesquisa de caráter qualitativo e desenvolvido um Caderno de Apoio para subsidiar a reflexão acerca dos saberes docentes de professores atuantes na Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a ser apresentado a gestores do Ministério da Educação - MEC. A partir da questão: Quais os saberes profissionais docentes necessários para atuar junto à Educação Profissional e Tecnológica?, o estudo se desenvolveu com suporte teórico de Saviani (1997), Machado (2008), Oliveira (2010) e Maldaner (2016), além dos principais documentos legais que regem essa modalidade de ensino. Neste caminho, apresenta-se o contexto geral da EPT no Brasil, a trajetória da formação e construção do ser docente na EPT, suas especificidades e lacunas. Em seguida, dados comparativos de estudos realizados sobre os saberes docentes necessários para atuação junto à EPT. Por fim, foram consolidados os principais "achados" da pesquisa e apresentado o Caderno de Apoio à reflexão acerca dos saberes docentes de professores atuantes na EPT. Palavras-chave: Saberes docentes. Formação de Professores. Educação Profissional. Produto Educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 88 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
dc.title | Formação docente para educação profissional e tecnológica: história, base legal e perspectivas como subsídios para a elaboração de uma proposta de diretrizes nacionais para a formação docente | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/6597940435142469 | |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino | pt_BR |
ifes.researchArea | Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9397465771404123 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Barreiro, Cristhianny Bento | |
dc.contributor.member | Escott, Clarice Monteiro | |
dc.contributor.member | Carvalho, Olgamir Francisco de | |
Redes Sociais