Show simple item record

Formação docente para educação profissional e tecnológica: história, base legal e perspectivas como subsídios para a elaboração de uma proposta de diretrizes nacionais para a formação docente

dc.contributor.advisorBarreiro, Cristhianny Bento
dc.contributor.authorMonteiro, Bárbara Cristina da Silva
dc.date.accessioned2021-05-11T14:37:56Z
dc.date.available2021-05-11T14:37:56Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationMONTEIRO, Bárbara Cristina da Silva. Formação docente para educação profissional e tecnológica: história, base legal e perspectivas como subsídios para a elaboração de uma proposta de diretrizes nacionais para a formação docente. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/939
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho apresenta estudo que visa subsidiar a alta gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC na elaboração de uma proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de docentes da e para a EPT. Historicamente, as políticas voltadas para a habilitação e formação de professores para EPT têm se caracterizado como fragmentadas e emergenciais. A partir desta constatação, foi desenvolvida pesquisa de caráter qualitativo e desenvolvido um Caderno de Apoio para subsidiar a reflexão acerca dos saberes docentes de professores atuantes na Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a ser apresentado a gestores do Ministério da Educação - MEC. A partir da questão: Quais os saberes profissionais docentes necessários para atuar junto à Educação Profissional e Tecnológica?, o estudo se desenvolveu com suporte teórico de Saviani (1997), Machado (2008), Oliveira (2010) e Maldaner (2016), além dos principais documentos legais que regem essa modalidade de ensino. Neste caminho, apresenta-se o contexto geral da EPT no Brasil, a trajetória da formação e construção do ser docente na EPT, suas especificidades e lacunas. Em seguida, dados comparativos de estudos realizados sobre os saberes docentes necessários para atuação junto à EPT. Por fim, foram consolidados os principais "achados" da pesquisa e apresentado o Caderno de Apoio à reflexão acerca dos saberes docentes de professores atuantes na EPT. Palavras-chave: Saberes docentes. Formação de Professores. Educação Profissional. Produto Educacional.pt_BR
dc.format.extent88 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.titleFormação docente para educação profissional e tecnológica: história, base legal e perspectivas como subsídios para a elaboração de uma proposta de diretrizes nacionais para a formação docentept_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/6597940435142469
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsinopt_BR
ifes.researchAreaOrganização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9397465771404123pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberBarreiro, Cristhianny Bento
dc.contributor.memberEscott, Clarice Monteiro
dc.contributor.memberCarvalho, Olgamir Francisco de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record