Show simple item record

Letramento literário: uma abordagem que articula processos estratégicos voltados para a experiência literária e a construção de posicionamentos críticos com os alunos do ensino médio

dc.contributor.advisorCardozo, Jacimara Ribeiro Merizio
dc.contributor.authorOliveira, Larissa de Souza
dc.date.accessioned2021-05-10T12:56:39Z
dc.date.available2021-05-10T12:56:39Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Larissa de Souza Oliveira; CARDOZO, Jacimara Ribeiro Merizio. Letramento literário: uma abordagem que articula processos estratégicos voltados para a experiência literária e a contribuição de posicionamentos críticos com alunos do ensino médio. 2021. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/933
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo apresenta percursos reflexivos atinentes à literatura contemporânea e ao letramento literário, no Brasil. Nas seções, são apresentados os conceitos de letramento, de letramento literário e uma proposição didática como sugestão de trabalho de maneira estratégica, por meio da sequência básica, a partir de uma obra de literatura contemporânea. No referencial teórico constam principalmente as contribuições de Cosson (2020), Cândido (2011), Bakhtin (2003), Carvalho (2012), Dalvi (2020), Filho (2007), Vygotsky (1994), Soares (2009), Kleiman (1995 e 2004), Rodrigues (2007) e Souza (2007). O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como o letramento literário pode contribuir para a experiência literária, na construção de posicionamentos e na formação crítica do alunado do ensino médio. A pesquisa é considerada bibliográfica, uma vez que, para a metodologia qualitativa, foram pesquisados e analisados artigos, livros, teses reunindo um apanhado bibliográfico que trata de intervenções planejadas por educadores utilizando o letramento literário. Por fim, com base nos resultados da pesquisa bibliográfica pode-se concluir que o letramento literário tem um papel indispensável na formação de alunos/leitores e oferece uma possibilidade no direcionamento e no fortalecimento do ensino de literatura aos alunos do ensino médio colaborando para a adequada escolarização da educação literária.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação Literáriapt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectFruiçãopt_BR
dc.titleLetramento literário: uma abordagem que articula processos estratégicos voltados para a experiência literária e a construção de posicionamentos críticos com os alunos do ensino médiopt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionSecretaria de Educação da Serrapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras-Português
dc.contributor.memberCardozo, Jacimara Ribeiro Merizio
dc.contributor.memberPeroba, Keila Cristine Ferrari
dc.contributor.memberTiradentes, Magda Simone


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record