dc.contributor.advisor | Cardozo, Jacimara Ribeiro Merizio | |
dc.contributor.author | Oliveira, Larissa de Souza | |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T12:56:39Z | |
dc.date.available | 2021-05-10T12:56:39Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Larissa de Souza Oliveira; CARDOZO, Jacimara Ribeiro Merizio. Letramento literário: uma abordagem que articula processos estratégicos voltados para a experiência literária e a contribuição de posicionamentos críticos com alunos do ensino médio. 2021. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/933 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este artigo apresenta percursos reflexivos atinentes à literatura
contemporânea e ao letramento literário, no Brasil. Nas seções, são apresentados
os conceitos de letramento, de letramento literário e uma proposição didática como
sugestão de trabalho de maneira estratégica, por meio da sequência básica, a partir
de uma obra de literatura contemporânea. No referencial teórico constam
principalmente as contribuições de Cosson (2020), Cândido (2011), Bakhtin (2003),
Carvalho (2012), Dalvi (2020), Filho (2007), Vygotsky (1994), Soares (2009),
Kleiman (1995 e 2004), Rodrigues (2007) e Souza (2007). O objetivo geral da
pesquisa consiste em analisar como o letramento literário pode contribuir para a
experiência literária, na construção de posicionamentos e na formação crítica do
alunado do ensino médio. A pesquisa é considerada bibliográfica, uma vez que, para
a metodologia qualitativa, foram pesquisados e analisados artigos, livros, teses
reunindo um apanhado bibliográfico que trata de intervenções planejadas por
educadores utilizando o letramento literário. Por fim, com base nos resultados da
pesquisa bibliográfica pode-se concluir que o letramento literário tem um papel
indispensável na formação de alunos/leitores e oferece uma possibilidade no
direcionamento e no fortalecimento do ensino de literatura aos alunos do ensino
médio colaborando para a adequada escolarização da educação literária. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação Literária | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Fruição | pt_BR |
dc.title | Letramento literário: uma abordagem que articula processos estratégicos voltados para a experiência literária e a construção de posicionamentos críticos com os alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Secretaria de Educação da Serra | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras-Português | |
dc.contributor.member | Cardozo, Jacimara Ribeiro Merizio | |
dc.contributor.member | Peroba, Keila Cristine Ferrari | |
dc.contributor.member | Tiradentes, Magda Simone | |
Redes Sociais