Letramento literário: uma abordagem que articula processos estratégicos voltados para a experiência literária e a construção de posicionamentos críticos com os alunos do ensino médio

Oliveira, Larissa de Souza (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo apresenta percursos reflexivos atinentes à literatura contemporânea e ao letramento literário, no Brasil. Nas seções, são apresentados os conceitos de letramento, de letramento literário e uma proposição didática como sugestão de trabalho de maneira estratégica, por meio da sequência básica, a partir de uma obra de literatura contemporânea. No referencial teórico constam principalmente as contribuições de Cosson (2020), Cândido (2011), Bakhtin (2003), Carvalho (2012), Dalvi (2020), Filho (2007), Vygotsky (1994), Soares (2009), Kleiman (1995 e 2004), Rodrigues (2007) e Souza (2007). O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como o letramento literário pode contribuir para a experiência literária, na construção de posicionamentos e na formação crítica do alunado do ensino médio. A pesquisa é considerada bibliográfica, uma vez que, para a metodologia qualitativa, foram pesquisados e analisados artigos, livros, teses reunindo um apanhado bibliográfico que trata de intervenções planejadas por educadores utilizando o letramento literário. Por fim, com base nos resultados da pesquisa bibliográfica pode-se concluir que o letramento literário tem um papel indispensável na formação de alunos/leitores e oferece uma possibilidade no direcionamento e no fortalecimento do ensino de literatura aos alunos do ensino médio colaborando para a adequada escolarização da educação literária.