Podcast de memória literária : uma proposta didática de combate à pedagogia do silenciamento no contexto da formação humana na educação básica
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir a respeito do ensino da oralidade como uma prática que deve ser estimulada dentro do ambiente escolar, no intuito de combater o que Celso Ferrarezi Jr. (2014) descreve como a pedagogia do silenciamento. Para tal, será apresentada a oralidade como objeto de ensino e formação humana a partir do gênero Memórias Literárias, que será elaborado e divulgado via podcast. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa a partir dos teóricos: Celso Ferrarezi Jr. e Robson Santos de Carvalho (2018), Luiz Antônio Marcuschi (2008), Irandé Antunes (2003) e José Carlos Libâneo (2002), na área do ensino da oralidade e combate a pedagogia do silenciamento; Regina Zilberman (2006), Beth Marcuschi (2012) e Walter Benjamin (1987), no que concerne ao estudo da Memória e do gênero Memórias Literárias; Priscila de Souza Chisté e Antonio Donizetti Sgarbi (2015), no trabalho com a cidade enquanto fonte educativa. Pôde-se encontrar como resultado que ensino da oralidade a partir do gênero Memórias Literárias e da mídia Podcast é fundamental, tanto para que o processo de inclusão e emancipação do discente ocorra, quanto para o entendimento e desenvolvimento dos conteúdos de língua portuguesa, o que nos permite concluir que o Podcast de Memória Literária pode contribuir significativamente no ensino da oralidade, na formação humana e no combate a pedagogia do silenciamento.
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