RPG e a leitura interativa : uma adaptação didática da crônica O Sobrinho do Mago para o ensino médio

Pereira, Karina Scardua (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar o RPG como uma ferramenta didática capaz de estimular os discentes nas práticas da leitura interativa e escrita criativa. Em razão da COVID-19, optou-se por realizar uma metodologia qualitativa bibliográfica para verificar as contribuições do jogo na formação de leitores e escritores. A partir dos resultados alcançados foi possível observar como o jogo potencializa a imaginação e a criatividade, deixando as aulas mais atrativas, além de contribuir para o desenvolvimento psicológico e intelectual do aluno, promovendo a oralidade e a socialização dentro do ambiente escolar. Por conseguinte, foi formulada uma proposta didática envolvendo a utilização do RPG associado à obra O Sobrinho do Mago, que é um livro dotado de elementos fantásticos. Pôde-se concluir que o RPG é uma ferramenta eficaz para desenvolver nos estudantes o gosto pela leitura e escrita, considerando os desafios que o professor vivencia em sala de aula. Assim, essa pesquisa ainda serve de apoio teórico-metodológico para o incentivo de estudos acadêmicos sobre o uso do Role playing game nas aulas de Língua Portuguesa.