dc.contributor.advisor | Costa, Ilioni Augusta da | |
dc.contributor.author | Medeiros, Anna Flávia Faria Dantas de | |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T22:04:32Z | |
dc.date.available | 2021-05-07T22:04:32Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Anna Flávia Faria Dantas de. A formação do leitor crítico no Ensino Fundamental: análise de estratégias argumentativas no gênero charge. 2021. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001bce.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/926 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar estratégias argumentativas no gênero charge, como recurso pedagógico para a formação de leitores mais hábeis e acurados no Ensino Fundamental II. O estudo parte do pressuposto de que a argumentação é inerente à linguagem e está inscrita nos mais variados gêneros discursivos, em funcionamento nas diversas atividades sociais realizadas pelas pessoas em suas interações cotidianas. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre Argumentação (ARISTÓTELES, 2011; PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014; AMOSSY, 2018, 2019; FIORIN, 2017); em conceitos desenvolvidos na Semiótica, com destaque à Semiótica Plástica (FLOCH, 2001; TEIXEIRA, 2008; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2014; PIETROFORTE, 2018, 2019); nos postulados sobre leitura e compreensão (KOCH; ELIAS, 2008; MARCUSCHI, 2008; ANTUNES, 2009; KLEIMAN, 2016), e nos estudos sobre o gênero discursivo charge (ROMUALDO, 2000; FLÔRES, 2002). O trabalho, de abordagem qualitativa, se caracteriza como pesquisa-ação e busca sistematizar a prática de leitura em sala de aula, a fim de formar leitores críticos e cidadãos conscientes do mundo que os cerca, numa aproximação entre o gênero charge e o cotidiano do aluno. Como instrumentos metodológicos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, foram realizadas avaliação diagnóstica do nível de leitura dos alunos e oficinas de leitura de charges, além de conversa com um chargista. As aulas mostraram-se bastante profícuas, tanto no que diz respeito à participação dos alunos nas discussões coletivas, quanto ao seu progresso como leitores mais atentos aos aspectos multissemióticos constituintes dos textos. A experiência consolida-se com a produção de um Caderno Pedagógico, com o propósito de compartilhar com professores de Língua Portuguesa atividades de leitura de charge, com destaque às escolhas linguísticas e extralinguísticas que orientam argumentativamente a leitura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | pt_BR |
dc.format.extent | 222 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Charge | pt_BR |
dc.subject | Semiótica plástica | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor crítico no Ensino Fundamental: análise de estratégias argumentativas no gênero charge | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da Linguagem e Práticas Sociais | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1800353439546137 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Castro, Mayelli Caldas de | |
dc.contributor.member | Costa, Ilioni Augusta da | |
dc.contributor.member | Santos, Pollyana dos | |
dc.contributor.member | Cani, Josiane Brunetti | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3772370031124473 | pt_BR |
Redes Sociais