Show simple item record

A formação do leitor crítico no Ensino Fundamental: análise de estratégias argumentativas no gênero charge

dc.contributor.advisorCosta, Ilioni Augusta da
dc.contributor.authorMedeiros, Anna Flávia Faria Dantas de
dc.date.accessioned2021-05-07T22:04:32Z
dc.date.available2021-05-07T22:04:32Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationMEDEIROS, Anna Flávia Faria Dantas de. A formação do leitor crítico no Ensino Fundamental: análise de estratégias argumentativas no gênero charge. 2021. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001bce.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/926
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar estratégias argumentativas no gênero charge, como recurso pedagógico para a formação de leitores mais hábeis e acurados no Ensino Fundamental II. O estudo parte do pressuposto de que a argumentação é inerente à linguagem e está inscrita nos mais variados gêneros discursivos, em funcionamento nas diversas atividades sociais realizadas pelas pessoas em suas interações cotidianas. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre Argumentação (ARISTÓTELES, 2011; PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014; AMOSSY, 2018, 2019; FIORIN, 2017); em conceitos desenvolvidos na Semiótica, com destaque à Semiótica Plástica (FLOCH, 2001; TEIXEIRA, 2008; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2014; PIETROFORTE, 2018, 2019); nos postulados sobre leitura e compreensão (KOCH; ELIAS, 2008; MARCUSCHI, 2008; ANTUNES, 2009; KLEIMAN, 2016), e nos estudos sobre o gênero discursivo charge (ROMUALDO, 2000; FLÔRES, 2002). O trabalho, de abordagem qualitativa, se caracteriza como pesquisa-ação e busca sistematizar a prática de leitura em sala de aula, a fim de formar leitores críticos e cidadãos conscientes do mundo que os cerca, numa aproximação entre o gênero charge e o cotidiano do aluno. Como instrumentos metodológicos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, foram realizadas avaliação diagnóstica do nível de leitura dos alunos e oficinas de leitura de charges, além de conversa com um chargista. As aulas mostraram-se bastante profícuas, tanto no que diz respeito à participação dos alunos nas discussões coletivas, quanto ao seu progresso como leitores mais atentos aos aspectos multissemióticos constituintes dos textos. A experiência consolida-se com a produção de um Caderno Pedagógico, com o propósito de compartilhar com professores de Língua Portuguesa atividades de leitura de charge, com destaque às escolhas linguísticas e extralinguísticas que orientam argumentativamente a leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)pt_BR
dc.format.extent222 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectSemiótica plásticapt_BR
dc.titleA formação do leitor crítico no Ensino Fundamental: análise de estratégias argumentativas no gênero chargept_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da Linguagem e Práticas Sociaispt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1800353439546137pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberCastro, Mayelli Caldas de
dc.contributor.memberCosta, Ilioni Augusta da
dc.contributor.memberSantos, Pollyana dos
dc.contributor.memberCani, Josiane Brunetti
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3772370031124473pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record