A formação do leitor crítico no Ensino Fundamental: análise de estratégias argumentativas no gênero charge

Medeiros, Anna Flávia Faria Dantas de (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar estratégias argumentativas no gênero charge, como recurso pedagógico para a formação de leitores mais hábeis e acurados no Ensino Fundamental II. O estudo parte do pressuposto de que a argumentação é inerente à linguagem e está inscrita nos mais variados gêneros discursivos, em funcionamento nas diversas atividades sociais realizadas pelas pessoas em suas interações cotidianas. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre Argumentação (ARISTÓTELES, 2011; PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014; AMOSSY, 2018, 2019; FIORIN, 2017); em conceitos desenvolvidos na Semiótica, com destaque à Semiótica Plástica (FLOCH, 2001; TEIXEIRA, 2008; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2014; PIETROFORTE, 2018, 2019); nos postulados sobre leitura e compreensão (KOCH; ELIAS, 2008; MARCUSCHI, 2008; ANTUNES, 2009; KLEIMAN, 2016), e nos estudos sobre o gênero discursivo charge (ROMUALDO, 2000; FLÔRES, 2002). O trabalho, de abordagem qualitativa, se caracteriza como pesquisa-ação e busca sistematizar a prática de leitura em sala de aula, a fim de formar leitores críticos e cidadãos conscientes do mundo que os cerca, numa aproximação entre o gênero charge e o cotidiano do aluno. Como instrumentos metodológicos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, foram realizadas avaliação diagnóstica do nível de leitura dos alunos e oficinas de leitura de charges, além de conversa com um chargista. As aulas mostraram-se bastante profícuas, tanto no que diz respeito à participação dos alunos nas discussões coletivas, quanto ao seu progresso como leitores mais atentos aos aspectos multissemióticos constituintes dos textos. A experiência consolida-se com a produção de um Caderno Pedagógico, com o propósito de compartilhar com professores de Língua Portuguesa atividades de leitura de charge, com destaque às escolhas linguísticas e extralinguísticas que orientam argumentativamente a leitura.