As possibilidades e os desafios do teletrabalho: um estudo de caso com professores do curso superior de administração do Instituto Federal do Espírito Santo- IFES, Campus Guarapari, durante a pandemia.
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RESUMO: O presente trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o teletrabalho dos docentes do Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Guarapari, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa pois envolve a mensuração de dados de uma amostra, mas também por considerar características da amostra que não envolvem a representação numérica. Para a coleta de dados com os docentes foi aplicado um questionário online. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o teletrabalho a fim de se esclarecer o conceito e as características gerais desta modalidade de trabalho. Ainda, foram discutidos os conceitos de educação a distância, ensino híbrido, entre outros, bem como foi fornecido um breve panorama sobre o ensino Superior em Administração no Brasil uma vez que o estudo de caso em questão se deu na esfera da educação. Os resultados apontaram possibilidades e desafios para o teletrabalho e que os docentes pesquisados, em geral, conseguiram desenvolver as suas atividades de forma remota, ainda que, a maioria, tenha indicado a preferência pelo ensino híbrido.
ABSTRACT: The present work is a case study on the teleworking of the professors of the Bachelor of Administration Course at the Federal Institute of Espírito Santo, Guarapari campus, during the Covid-19 pandemic. It is a quantitative-qualitative research because it involves measuring data from a sample, but also because it considers characteristics of the sample that does not involve a numerical representation. For gathering data with teachers, an online questionnaire has been applied. A bibliographic research on teleworking has been also carried out in order to clarify the concept and general characteristics of this type of work. Also, the concepts of distance education, hybrid education, among others, have been discussed, as well as a brief overview of Higher Education in Administration in Brazil has been provided, since the case study in question has taken place in the field of education. The results have pointed out possibilities and challenges for teleworking and that the researched teachers, in general, have managed to develop their activities remotely, even though, most of them, indicated the preference for hybrid teaching.
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