Ciências Sociais Aplicadas
Browse by
Recent Submissions
-
Neuromartketing: um estudo de caso em loja de cosméticos de Colatina
(2024)Este trabalho aborda o tema do neuromarketing, uma área emergente que combina princípios de neurociência com estratégias de marketing para melhor compreender o comportamento do consumidor. A problemática consiste em ...
-
A logística reversa no reaproveitamento de resíduos em empresas de beneficiamento de rochas ornamentais na cidade de Colatina - ES
(Colatina, 2024-12)A atividade minerária de beneficiamento de rochas ornamentais ocupa um espaço relevante no setor econômico brasileiro, sendo notório o constante crescimento de sua produção e exportação, principalmente no estado do Espírito ...
-
Desafios e implicações na gestão de empresas familiares: um estudo de caso da refricel refrigeração e climatização
(Colatina, 2024-12-05)As empresas familiares possuem significativa importância no cenário competitivo e econômico, caracterizando-se por práticas únicas e dinâmicas complexas, conduzidas por membros da família com diferentes graus de influência. ...
-
Análise de satisfação dos clientes com metodologia servqual: um estudo em uma mercearia em Pancas/ES
(Colatina, 2024-12-20)Este artigo foi produzido com o objetivo principal de estudar e avaliar a qualidade dos serviços oferecidos por um micro empreendimento na cidade de Pancas conhecido como Mercearia do Doguinha, utilizando o modelo Servqual ...
-
O estado da arte da inovação organizacional: efeitos da gestão inovadora no desempenho das organizações
(Venda Nova do Imigrante, 2024)RESUMO: A inovação organizacional e a gestão são áreas interligadas que visam aprimorar a eficiência, a competitividade e a adaptabilidade das empresas. A inovação organizacional abrange o desenvolvimento e a implementação ...
-
Caracterização do marketing digital no interior do Estado do Espírito Santo: a percepção dos microempreendedores na cidade de Colatina
(Colatina, 2024)RESUMO: O uso da tecnologia é um tema cada vez mais recorrente e utilizado pelos microempreendedores em geral. Nesse aspecto, o marketing digital, uma das vertentes do marketing, é a estratégia utilizada por muitos ...
-
A experiência do cliente como diferencial competitivo em um salão de beleza
(Colatina, 2024)RESUMO; A presente pesquisa investiga o impacto da experiência durante e após atendimento no salão de beleza Cabelos Por Caetano, em Vitória – Espírito Santo, na fidelização de clientes. Em uma era cada vez mais conectada, ...
-
A importância do marketing digital em uma loja infantojuvenil: um estudo de caso na loja pirraça
(Colatina, 2024)RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relevância do marketing digital para a Loja Pirraça, uma pequena empresa atuante no setor de moda infantojuvenil, localizada em Santa Teresa, Espírito ...
-
Percepção do microempreendedor sobre gestão financeira: um estudo com microempreendedores individuais (MEIs) de Colatina - ES
(Colatina, 2024)Este trabalho investiga a percepção dos Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre o impacto do conhecimento sobre administração econômica na gestão e sustentabilidade de seus negócios em Colatina, Espírito Santo. Os ...
-
Cidades inteligentes e saneamento como domínio de pesquisa: uma revisão sistemática da literatura
(Colatina, 2024)O presente estudo tem como objetivo compreender como os temas de cidades inteligentes e saneamento apresentam-se como domínios de pesquisa na literatura acadêmica. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, ...
-
Ensaio Projetual: Habitação unifamiliar sustentável com certificação do selo LEED em Colatina-ES
(Colatina, 2024)RESUMO: Dado o impacto ambiental significativo da construção civil, adotar práticas sustentáveis na arquitetura é essencial para reduzir os impactos negativos associados ao crescimento desenfreado das construções. Nesse ...
-
Diversidade nas organizações como tema de pesquisa: síntese de uma revisão sistemática da literatura
(2024-12-11)O presente estudo, de natureza teórica, busca discutir a relevância dos debates acerca da diversidade nas organizações, um tema cada vez mais relevante no contexto globalizado atual. Com o avanço da globalização e as ...
-
A importância do marketing digital para as micro e pequenas empresas do varejo de vestuário de Colatina - ES
(Colatina, 2024)Resumo: Este artigo analisou o uso do marketing digital por micro e pequenas empresas de varejo de vestuário em Colatina, Espírito Santo, considerando a expansão do acesso à internet e redes sociais pela população. O estudo ...
-
Educação financeira: uma breve análise sobre a percepção dos alunos graduando em administração do ifes campus Colatina sobre economia familiar
(EdifesColatina, 2024-12-18)RESUMO: Este trabalho apresenta considerações importantes da Educação Financeira e tem como objetivo central analisar a percepção dos alunos do curso Bacharelado em Administração do Ifes Campus Colatina sobre Economia ...
-
Marketing invisível: um estudo sobre a percepção da ferramenta pelos alunos do curso de bacharelado em administração do Ifes Campus Colatina
(Ifes Campus Colatina, Colatina, 2024)O conceito do marketing invisível surge como uma abordagem alternativa ao modelo tradicional, evitando sobrecarregar o consumidor com um volume excessivo de propagandas diretas que, muitas vezes, serão simplesmente ignoradas. ...
-
Incentivos fiscais do COMPETE-ES em Barra de São Francisco: análise das contribuições para a geração de emprego e renda
(Barra de São Francisco, 2024-12-05)O uso de incentivos fiscais pelos estados brasileiros continua sendo objeto de discussão, pois alguns autores questionam se essa prática pode ser considerada uma política de desenvolvimento regional. A respeito desse tema, ...
-
ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO NO RELACIONAMENTO COM OS ASSOCIADOS DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO
(Campus Barra de São Francisco, 2024)O presente artigo consiste em um estudo realizado na Microrregião Noroeste do Espírito Santo, abordando as estratégias de fidelização no relacionamento com os associados das cooperativas de crédito. Possui como objetivo ...
-
Práticas e desafios na gestão financeira do comércio varejista de alimentos na cidade de Baixo Guandu - ES
(Colatina, 2024)RESUMO: Diante do crescimento significativo do comércio varejista de alimentos e das margens de lucro estreitas, a falta de uma gestão financeira adequada pode impactar negativamente os resultados das empresas. Com isso ...
-
Investigando a relação entre medo e espaços livres
(Colatina, 2022)RESUMO: O crescimento abrupto das cidades somado à ausência de planejamento urbano estratégico faz com que algumas áreas se desenvolvam de forma irregular, se transformando muitas vezes em ambientes hostis ou violentos. ...
-
O uso dos sistemas de informação na gestão de estoques
(Barra de São Francisco, 2024)Considerando a importância das empresas possuírem um gerenciamento de estoque eficiente, capaz de controlar o alto valor agregado e, ao mesmo tempo, atender às demandas de seus clientes, este trabalho de conclusão de curso ...
Redes Sociais