Aprendizagem baseada em equipe: uma proposta para o ensino de matemática financeira

Andrade, Allana Matos de (2020)

tcc

As práticas pedagógicas diferenciadas com metodologias ativas de ensino têm crescido no ambiente educacional em diferentes áreas do conhecimento. A aprendizagem baseada em equipes, do inglês Team-Based Learning (TBL), é uma metodologia ativa que envolve o trabalho colaborativo, em grupo, na construção do saber, com tarefas de preparação e aplicação fora e dentro da sala de aula, proporcionando uma postura ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica com a metodologia de aprendizagem baseada em equipes (TBL) para o ensino/aprendizagem da disciplina matemática financeira do curso técnico de administração integrado ao ensino médio. Dessa forma, se estabelece em uma investigação teórica de natureza exploratória com abordagem qualitativa, sendo realizada a análise da prática dessa metodologia na literatura e proposta uma intervenção pedagógica. Os resultados encontrados na literatura apontam para a eficiência do método TBL no desenvolvimento do trabalho colaborativo em equipe para uma efetiva aprendizagem significativa. Dessa forma, acredita-se ser uma estratégia educacional apropriada para a disciplina matemática financeira no curso técnico de administração integrado ao ensino médio.


Collections: