Show simple item record

O gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escrita

dc.contributor.advisorBassani, Sandra Mara Mendes da Silva
dc.contributor.authorBastos, Gilda de Almeida
dc.date.accessioned2021-05-03T13:37:48Z
dc.date.available2021-05-03T13:37:48Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBASTOS, Gilda de Almeida. O gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escrita. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001bcf.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/899
dc.description.abstractRESUMO: Os alunos dos anos finais do ensino fundamental, geralmente, parecem não gostar de escrever os gêneros propostos pela escola, e uma das principais queixas é o fato de que a maioria dos textos exige um grau de formalidade maior para serem escritos do que narrativas simples, tipo de gênero com o qual os estudantes parecem ter mais afinidade. Desse contexto, surgiu o interesse em pesquisar se a escrita de um tipo de narrativa mais pessoal, em que o aluno tenha a oportunidade de falar de si mesmo, de seus sentimentos e desejos, pode despertar o gosto pela escrita. Assim, foi escolhido o gênero diário para desenvolver esta pesquisa. Para estruturar a base teórica, foram utilizados: os estudos sobre gênero de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008); uma análise sobre a escrita íntima em diário de Lejeune (2014); uma reflexão sobre o ensino de produção textual no contexto escolar de Guedes (2009) e Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015); e considerações sobre produção escrita no documento oficial norteador do ensino de língua materna, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A pesquisa é do tipo qualitativa com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa participante, e, para a coleta de informações e análise de dados, foram aplicados questionários aos participantes da pesquisa. Também foi desenvolvida uma sequência didática sobre a escrita no gênero diário de acordo com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como ferramenta de intervenção. Os resultados apontaram que a escrita de narrativas sobre si mesmo desperta no aluno o gosto de escrever pelo fato de que esse tipo de escrita lhe permite, ao mesmo tempo, refletir amplamente sobre o que sente e avaliar suas emoções (LEJEUNE, 2014).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent120 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectDiáriopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleO gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escritapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/2399503904493688
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudo da Linguagem e Práticas Sociaispt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2399503904493688pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
dc.contributor.memberCastro, Mayelli Caldas
dc.contributor.memberBecalli, Fernanda Zanetti
dc.contributor.memberBassani, Sandra Mara Mendes da Silva
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3772370031124473pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record