dc.contributor.advisor | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | |
dc.contributor.author | Bastos, Gilda de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2021-05-03T13:37:48Z | |
dc.date.available | 2021-05-03T13:37:48Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | BASTOS, Gilda de Almeida. O gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escrita. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001bcf.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/899 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Os alunos dos anos finais do ensino fundamental, geralmente, parecem não gostar de escrever os gêneros propostos pela escola, e uma das principais queixas é o fato de que a maioria dos textos exige um grau de formalidade maior para serem escritos do que narrativas simples, tipo de gênero com o qual os estudantes parecem ter mais afinidade. Desse contexto, surgiu o interesse em pesquisar se a escrita de um tipo de narrativa mais pessoal, em que o aluno tenha a oportunidade de falar de si mesmo, de seus sentimentos e desejos, pode despertar o gosto pela escrita. Assim, foi escolhido o gênero diário para desenvolver esta pesquisa. Para estruturar a base teórica, foram utilizados: os estudos sobre gênero de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008); uma análise sobre a escrita íntima em diário de Lejeune (2014); uma reflexão sobre o ensino de produção textual no contexto escolar de Guedes (2009) e Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015); e considerações sobre produção escrita no documento oficial norteador do ensino de língua materna, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A pesquisa é do tipo qualitativa com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa participante, e, para a coleta de informações e análise de dados, foram aplicados questionários aos participantes da pesquisa. Também foi desenvolvida uma sequência didática sobre a escrita no gênero diário de acordo com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como ferramenta de intervenção. Os resultados apontaram que a escrita de narrativas sobre si mesmo desperta no aluno o gosto de escrever pelo fato de que esse tipo de escrita lhe permite, ao mesmo tempo, refletir amplamente sobre o que sente e avaliar suas emoções (LEJEUNE, 2014). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 120 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Diário | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | O gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escrita | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/2399503904493688 | |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudo da Linguagem e Práticas Sociais | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2399503904493688 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | |
dc.contributor.member | Castro, Mayelli Caldas | |
dc.contributor.member | Becalli, Fernanda Zanetti | |
dc.contributor.member | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3772370031124473 | pt_BR |
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