Hortas escolares na abordagem da educação ambiental e interdisciplinaridade

Borges, Fernanda Almeida (2020)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: A horta possui diversos benefícios para o homem, dentre eles estão o auxílio na introdução de uma alimentação saudável e a utilização como material pedagógico quando inserida no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho foi verificar como a educação ambiental e a interdisciplinaridade vêm sendo trabalhadas no contexto das hortas implantadas em ambientes escolares. Foi realizado uma busca bibliográfica para identificação dos materiais disponíveis, compreendida entre os anos 2010 a 2020, em revistas de formato acadêmico relacionado a horta escolar, utilizando filtros como: artigos em português que continham e expressão “horta escolar” em seu título, com ênfase na abordagem da Educação Ambiental e da Interdisciplinaridade, sendo estes publicações online e/ou que participam do acervo eletrônico do portal CAPES. De acordo com os artigos analisados a Educação ambiental e a horta escolar têm papel fundamental, pois buscam estratégias pedagógicas para tentar mostrar para os alunos meios de reduzir os danos ambientais causados pelo homem, através, principalmente de técnicas agroecológicas, contribuindo na manutenção e preservação do meio ambiente. A interdisciplinaridade trabalhada nos artigos priorizou o trabalho em conjunto, buscando-se soluções para os problemas encontrados nas diferentes disciplinas. Conclui-se que a inserção das hortas nos ambientes escolares além de ser uma ferramenta prática que possibilita o ensino da educação ambiental, melhora a eficiência do processo ensino-aprendizagem das disciplinas envolvidas.

ABSTRACT: The vegetable garden has several benefits for man, among them are the help in the introduction of a healthy diet and the use as educational material when inserted in the school environment. In order to verify how environmental education and interdisciplinarity have been worked in the context of vegetable gardens implanted in school environments. In the present work, a bibliographic search was carried out to identify the available materials, between the years 2010 to 2020, in magazines of an academic format related to the school garden, using filters such as: articles in Portuguese that contained and the expression “school garden” in its title , with emphasis on the approach of Environmental Education and Interdisciplinarity, these publications being online and / or participating in the electronic collection of the CAPES portal. According to the articles analyzed, environmental education and the school garden have a fundamental role, as they seek pedagogical strategies to try to show students ways to reduce the environmental damage caused by man, as well as presenting them as lettuce, tomatoes, chives, carrots among other organic foods, through agroecological techniques, contributing to the maintenance and preservation of the environment. It is concluded that the insertion of vegetable gardens in school environments, in addition to being a practical tool that enables the teaching of environmental education, improves the efficiency of the teaching-learning process of the disciplines involved.


Collections: